PUBLICIDADE

A relevância da tecnologia na segurança pública de PG

Imagem ilustrativa da imagem A relevância da tecnologia na segurança pública de PG
-

A prefeita Elizabeth Schmidt será homenageada no 10.º Congresso Paranaense de Cidades Digitais e Inteligentes. O evento é promovido pela RCD em parceria com a Prefeitura de São José dos Pinhais, com o apoio da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e diversas associações regionais de municípios. A Rede Cidade Digital reconhece gestores municipais que se destacam pelo uso estratégico da tecnologia na administração pública.

A prefeita de Ponta Grossa receberá o prêmio em reconhecimento ao emprego de drones em ações de segurança pública. Mas, o governo Elizabeth Schmidt será reconhecido por um feito bem mais expressivo: ela reaparelhou a Guarda Municipal, investiu em tecnologia e tornou o Município um dos mais seguros do Brasil, com apoio dos investimentos realizados pelos governos estadual e federal.

Contra números não existem argumentos. Os dados exclusivos obtidos pelo Portal aRede, mostram que o índice de homicídios reduziu mais de 70% no Município, nos primeiros nove meses do ano - em comparação a 2024. Além disso, em 2025, não foram registrados feminicídios na cidade.

Houve redução também nos roubos, com 31,65% menos crimes dessa modalidade nos primeiros oito meses de 2025 do que no mesmo período de 2024. Os furtos também caíram: 11,72% a menos e no acumulado de roubos e furtos a diferença foi de 14,24% a menos, comparativamente. Os casos de estupros recuaram 8,19%, considerando os períodos de janeiro a agosto dos dois anos.

Outro dado da região de Ponta Grossa que chama a atenção no balanço é o de roubos de veículos, com queda acentuada de 28,57%. O de furtos de veículos é ainda mais expressivo, com diminuição de 42,11%. Somados ambos os índices, a diferença negativa entre os primeiros oito meses de 2024 em relação ao mesmo período de 2025 foi de 35,34%.

Recentemente, a Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria de Cidadania e Segurança Pública, inaugurou o Centro de Inteligência e Operações de Segurança. O novo espaço permite o acompanhamento e a gestão ágil, em tempo real, de ações de segurança e de fiscalização, bem como o recebimento de ocorrências, despacho de viaturas e gerenciamento integrado de crises envolvendo segurança pública e defesa civil.

Neste contexto tecnológico, é importante destacar a importância da Muralha Digital na definição de estratégias de segurança do Município, além de reforçar a relevância da contribuição da comunidade no processo de fortalecimento do monitoramento da cidade, realizadas por 750 câmeras. Em pouco tempo, Ponta Grossa se tornará referência no uso da tecnologia a favor da proteção da comunidade.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE