Editorial
As referenciais de Ponta Grossa para obter a 1ª Policlínica do PR
Da Redação | 30 de setembro de 2025 - 01:50

Ao escolher Ponta Grossa para construir a primeira Policlínica, no Paraná, o Governo Federal reconhece a importância do Município, tanto político como economicamente, bem como valoriza as ações realizadas pela Prefeitura para facilitar o acesso da população aos serviços de saúde. Os investimentos obtidos pela cidade, nos últimos anos, especificamente neste setor, certamente a tornarão o maior complexo de saúde no interior do Paraná.
As policlínicas são importantes unidades de saúde que atuam na atenção especializada, servindo como elo entre a atenção primária (postos de saúde e unidades básicas) e a alta complexidade (hospitais). O Governo Federal tem reconhecido e reforçado essa importância por meio de programas de investimento, como o Novo PAC Saúde.
A primeira policlínica de Ponta Grossa deve contar com médicos de diferentes especialidades para a realização de consultas clínicas, exames gráficos e de imagem – como ressonâncias magnéticas, tomografias e eletrocardiogramas – e também pequenos procedimentos cirúrgicos – como cauterizações e biópsias. A escolha das especialidades fica a cargo do município, diante da leitura da necessidade local.
As especialidades prioritárias do programa Agora Tem Especialistas, que são Oncologia, Cardiologia, Ortopedia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Saúde da Mulher, devem ser contempladas. O objetivo é ampliar e qualificar o acesso à Atenção Especializada em Saúde, proporcionando ao paciente, consultas e exames de forma ainda mais rápida e eficiente para atender às necessidades da população.
O Governo Federal tem direcionado esforços para fortalecer a rede de policlínicas no país, principalmente através do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC Saúde). As principais ações incluem. É a primeira vez que o governo federal investe diretamente na construção de policlínicas. A medida busca expandir a oferta de exames e pequenas cirurgias no SUS.
O Novo PAC Saúde prevê investimentos significativos na construção e aparelhamento dessas unidades em todo o Brasil. Em 2024, por exemplo, foi anunciado o financiamento para 55 policlínicas em 24 estados. O programa incentiva a construção de policlínicas regionais, que atendem a uma macrorregião ou um conjunto de municípios. Isso é feito para otimizar os recursos e garantir o atendimento a uma população maior, especialmente em áreas de maior vulnerabilidade e com vazios assistenciais.
O ambulatório de especialidades será construído, em Ponta Grossa, dentro do programa Agora Tem Especialistas do governo federal, é a maior iniciativa da história do Sistema Único de Saúde (SUS) para a redução do tempo de espera por consultas, exames e cirurgias.