Editorial
Os importantes avanços na área de segurança em Ponta Grossa
Da Redação | 27 de setembro de 2025 - 01:43

A redução da criminalidade não ocorre por acaso, em Ponta Grossa. A retração dos homicídios, roubos e furtos, além do aumento das apreensões de entorpecentes, carros e armas roubados, é resultado dos importantes investimentos realizados na estrutura de segurança pública do Município. Soma-se a isso o alinhamento de operações conjuntas com a importante convergência e emprego de recursos tecnológicos. A capacitação dos agentes é outro diferencial da cidade.
Dos simplórios módulos policiais construídos na década de 80 em setores estratégicos da cidade, a segurança pública apresentou fantásticos índices de evolução. Hoje, as operações são planejadas com o emprego de drones de alta capacidade e executadas com o apoio de helicópteros. Os agentes de segurança possuem veículos e armas potentes.
Para o trabalho investigativo, a Polícia Científica, que brevemente funcionará num moderno prédio dentro da estrutura da UEPG, se destaca pela excelência tecnológica, utilizando scanners 3D, drones e um laboratório de ponta para análise de perfis genéticos, drogas e vestígios balísticos. Outros diferenciais incluem a rápida informatização de sistemas, recordes de perícias cibernéticas e balísticas.
Bandido não se cria em Ponta Grossa. A cidade já tem 750 câmeras instaladas em diversas ruas, praças, espaços de uso em comum como o Calçadão, nas entradas e saídas do Município. A Muralha Digital utiliza o sistema Metropolys no combate ao crime e à violência e o botão do pânico está à disposição dos moradores para acionar a Guarda Municipal.
O Projeto Vizinhança Segura é uma iniciativa de policiamento comunitário que objetiva criar um canal de comunicação direta com a população para troca de informações sobre segurança e problemas da comunidade. A realização de operações conjuntas com a Polícia Civil e a Polícia Militar, bem como parcerias com outras instituições, tem sido fundamental para a melhoria dos resultados em segurança.
Ponta Grossa é um dos poucos municípios do Brasil que possui um Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), órgão destinado à articulação de medidas conjuntas entre o Executivo e as forças de segurança que atuam na cidade. O GGIM atua como um espaço de diálogo permanente entre as instituições, promovendo a troca de informações, experiências e práticas de gestão. Procura-se o consenso para debater os problemas pontuais, definir prioridades e elaborar um planejamento estratégico de ações de prevenção e redução da violência. O objetivo é a integração de esforços para otimizar recursos e obter melhores resultados, conectando as diferentes esferas de governo (municipal, estadual e federal) e a mobilização comunitária.