PUBLICIDADE

O transporte público precisa ser do tamanho de Ponta Grossa

A prestação deste serviço é essencial para o desenvolvimento socioeconômico pleno do Município

Imagem ilustrativa da imagem O transporte público precisa ser do tamanho de Ponta Grossa
-

O anúncio da incorporação de novos veículos à frota do transporte coletivo de Ponta Grossa, realizado ontem (26), pela Prefeitura, traz, à luz da discussão, a problemática da nova concessão. Faltam informações sobre o andamento do processo na esfera judicial. E para os mais de 150 mil usuários, este tema precisa de pacificação urgentemente, sobretudo se for considerado que a prestação deste serviço é essencial para o desenvolvimento socioeconômico pleno do Município.

Matéria publicada pelo Portal aRede e Jornal da Manhã revela que a nova licitação para a concessão do transporte público em Ponta Grossa, iniciada com um edital em junho de 2024, está suspensa e travada na Justiça devido à impugnação (questionamento) feita pela concessionária atual, a Viação Campos Gerais (VCG). O contrato da VCG, que opera a cidade desde 1927, foi prorrogado várias vezes e, por enquanto, a situação permanece sem uma resolução definitiva, impedindo o início de uma nova operação de serviço. 

Em junho de 2024, a prefeita Elizabeth Schmidt assinou o edital para a nova concessão do transporte coletivo da cidade, um processo que visava um serviço mais moderno e sustentável, com tarifas acessíveis. A licitação, que deveria ser aberta em agosto de 2024, foi suspensa após um pedido de impugnação feito pela VCG, a atual concessionária. O processo de licitação está parado na Justiça, sem previsão de retomada. 

A concessionária possui um contrato prorrogado até 11 de junho de 2025, que poderá ser rescindido mediante aviso prévio de 30 dias, mas a nova concessão precisa do aval da Justiça para iniciar a operação. A implementação do novo modelo de transporte, que poderia incluir frota mais moderna com tecnologias como ar-condicionado, está adiada. A tarifa do transporte coletivo foi reajustada para R$ 5 em 1º de agosto de 2025, mas isso está ligado ao sistema vigente, não ao novo processo de concessão. 

Ontem (26), a Prefeitura realizou a vistoria dos novos ônibus que irão compor a frota do transporte coletivo. Os veículos contam com tecnologia de motorização Euro VI, que garante menor impacto ambiental, além de ar-condicionado, bancos estofados, entradas USB e um novo layout, oferecendo mais conforto aos passageiros e motorista.

Na segunda-feira (25, de madrugada, os trabalhadores da Viação Campos Gerais (VCG) autorizaram o Sintropas a adotar as medidas necessárias para resolver o problema dos horários das linhas de ônibus em Ponta Grossa, incluindo paralisações no transporte coletivo e o ingresso de ações judiciais. O sindicato encaminhou ofício à empresa e à Prefeitura, solicitando uma resolução com urgência em relação aos itinerários com problemas, e comunicando ambas que, se nenhuma providência for tomada de imediato, haverá paralisação no transporte a qualquer momento.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE