PUBLICIDADE

PG se transforma num verdadeiro canteiro de obras na área de saúde

Imagem ilustrativa da imagem PG se transforma num verdadeiro canteiro de obras na área de saúde

O Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal inclui a construção de policlínicas regionais, visando ampliar o acesso a serviços de saúde especializados e reduzir vazios assistenciais. São unidades de saúde que oferecem consultas com especialistas, exames de diagnóstico e pequenos procedimentos, funcionando como um complemento à atenção primária. 

E, no Paraná, Ponta Grossa é a primeira a receber essa estrutura em 2025. Serão investidos R$ 30 milhões na obra, que contará com mais de 3 mil metros quadrados e será erguida em um terreno cedido pela Prefeitura. Essa obra se soma a outros importantes investimentos que estão sendo realizados em parceria com a Prefeitura e o Governo Federal. Destacam-se o novo prédio do Hospital Universitário da UEPG, a nova maternidade com dez leitos de UTI pediátrica na Santa Casa, o Centro Especializado em Reabilitação (CER-4), o novo Centro de Radiologia com acelerador linear para o tratamento do câncer, além das novas Unidades Básicas de Saúde. Soma-se a esse conjunto de benefícios a UPA Uvaranas e os Superpostos de Saúde.

Com a Policlínica, pacientes de Ponta Grossa deixarão de se deslocar a outras cidades para realizar exames ou tratamento médico. A unidade deve contar com médicos de diferentes especialidades para a realização de consultas clínicas, exames gráficos e de imagem – como ressonâncias magnéticas, tomografias e eletrocardiogramas – e também pequenos procedimentos cirúrgicos – como cauterizações e biópsias. O objetivo é ampliar e qualificar o acesso à Atenção Especializada em Saúde, proporcionando ao paciente, consultas e exames de forma ainda mais rápida e eficiente para atender às necessidades da população.

O novo PAC Saúde vai contribuir para a estruturação da rede pública de saúde, ampliando a capacidade de atendimento do SUS em todo o Brasil. Esse é o objetivo do programa Agora Tem Especialistas, que visa reduzir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias. O fortalecimento da Atenção Primária é uma das estratégias do programa, que, ao qualificar os atendimentos nas UBSs, contribui para reduzir a sobrecarga na Atenção Especializada.

Profissionais destacam que a construção de Policlínicas Regionais planejadas para atuar como dispositivos centrais no modelo de atenção do Programa Mais Acesso a Especialistas, em regiões com vazios assistenciais, fortalece e qualifica o Sistema Único de Saúde (SUS). São Unidades Especializadas de Apoio Diagnóstico, com médicos de especialidades diferentes, definidas com base no perfil epidemiológico da população da região, que ofertam serviços de consultas clínicas, exames gráficos e de imagem com fins diagnósticos e pequenos procedimentos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE