PUBLICIDADE

A nota A do Capag coloca PG como exemplo para o Brasil

Imagem ilustrativa da imagem A nota A do Capag coloca PG como exemplo para o Brasil

Pelo 5º ano consecutivo, a Prefeitura de Ponta Grossa é nota A na avaliação sobre a Capacidade de Pagamento dos Estados e Municípios (Capag), métrica da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) que classifica a capacidade dos municípios de honrar seus compromissos financeiros. 

Conquistar o Capag A é importante para a Prefeitura poder fazer as operações de crédito necessárias para ampliar os serviços prestados à população e realizar obras, com as de pavimentação. Notadamente o Capag A é resultado do trabalho desempenhado por toda a equipe comandada por Cláudio Grokoviski, chefe da Secretaria da Fazenda, sob a liderança da prefeita Elizabeth Schmidt.

O principal objetivo da Capag é verificar se um novo endividamento representa risco de crédito para o Tesouro Nacional. Na prática, a nota funciona como uma espécie de selo de aprovação na hora de realizar operações de crédito com garantia da União. Uma boa classificação, entre outras vantagens, facilita o acesso a financiamentos com juros mais baixos.

É uma conquista histórica para Ponta Grossa e especialmente para a gestão de Elizabeth Schmidt, que tem trabalhado ao longo dos últimos anos com muita responsabilidade com as contas públicas. A gestora mostra ser plenamente possível alinhar investimentos públicos com responsabilidade na gestão do caixa, estimulando a economia e a geração de empregos.

A "nota A" do Tesouro Nacional refere-se à avaliação da capacidade de pagamento (Capag) de estados e municípios brasileiros, realizada pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Esta avaliação mede a saúde financeira destes entes, indicando a sua capacidade de cumprir com as obrigações e de realizar investimentos. Uma nota "A" ou "A+" significa que o estado ou município tem uma boa saúde financeira, sendo considerado capaz de honrar seus compromissos. 

A Capag é calculada com base em indicadores como endividamento, poupança corrente e índice de liquidez, fornecendo uma visão da solvência e da situação de caixa do estado ou município. A avaliação da Capag é um dos principais critérios para que estados e municípios possam obter garantia da União para a realização de operações de crédito. 

No quesito saúde financeira, a nota A (ou A+) indica que o estado ou município possui uma boa capacidade de pagamento e uma gestão fiscal responsável, garantindo a continuidade dos investimentos. Em relação à facilidade em operações de crédito, a nota A (ou A+) permite que o estado ou município contrate empréstimos a juros mais baixos e com garantia da União. 

A nota de Ponta Grossa é a prova de que cuidar bem do dinheiro público dá resultado de verdade. Em síntese: a gestão é tratada com responsabilidade.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE