Editorial
O resultado das urnas em PG e os desafios do 2º turno
Da Redação | 07 de outubro de 2024 - 01:50
Ponta Grossa elegeu ontem (6), a deputada estadual Mabel Canto (PSDB) e a atual prefeita Elizabeth Schmidt (União), para o 2º turno das eleições. Não é surpresa este resultado. Repeteco das eleições de 2020, as duas adotaram as melhores estratégias para a exposição dos planos de governo, utilizaram importantes ferramentas para chegar ao eleitor mais distante e se mostraram incansáveis numa campanha muito disputada e extremamente desgastante.
Mabel Canto alcançou 51,3 mil votos (27,87%), enquanto Elizabeth Schmidt ficou com 50,6 mil votos (27,51%) - a diferença entre as duas foi de 654 votos. O deputado estadual e ex-prefeito Marcelo Rangel (PSD) ficou na terceira colocação, com 38,8 mil votos, com 21% dos votos válidos, ao passo que o deputado federal Aliel Machado (PV) ficou com 35,9 mil votos (19,5%). Doutor Magno fechou o pleito com 7,4 mil votos (4% do total).
A partir desta segunda-feira (7), começa uma nova eleição, que será tão acirrada quanto a do primeiro turno. Tanto Mabel como Elizabeth vão colocar suas equipes para formatar uma nova campanha com a expectativa de conquistar os votos de Rangel, Aliel e Magno. Os três, juntos, fizeram 82,2 mil. Além disso, considerando os votos em branco e nulos do 1º turno, são quase 13 mil. Quem trabalhar melhor receberá a maioria desses votos de poderá administrar a cidade a partir de 2025.
Que esta nova campanha, de 2º turno, seja pautada pela propositividade, do debate legítimo, ético e transparente, sempre direcionado à atenção dos eleitores ponta-grossenses. A discussão principal é sobre o futuro de Ponta Grossa, considerada uma das principais cidades do Paraná e do Sul do Brasil. Aliás, é uma das cidades com maior desenvolvimento socioeconômicos nas últimas duas décadas.
Elizabeth Schmidt vai atrás do apoio do governador Ratinho Junior, que no primeiro turno estava com Rangel. A relação entre os dois sempre foi ótima. Além disso, ela poderá agrupar a sua equipe o deputado federal Aliel Machado, e ainda cooptar os votos dos eleitores do Doutor Magno. Todas essas vias são perfeitamente possíveis.
Mabel Canto, por sua vez, tem muita força. Ela sai na frente neste 2º turno e tem grandes possibilidades de ampliar significativamente o número de votos por conta do carisma do seu pai, Jocelito Canto, ex-prefeito de Ponta Grossa. Aliás, a família Canto manteve Joce Canto, na Câmara de Ponta Grossa. A parlamentar se reelegeu com 6,9 mil votos. Uma votação de respeito.