PUBLICIDADE

Oportunizar empregos é mais que obrigação

Imagem ilustrativa da imagem Oportunizar empregos é mais que obrigação

Ponta Grossa inicia a segundo semestre de 2024 se consolidando como um dos grandes municípios brasileiros com alto potencial de gerar empregos. A cidade das grandes multinacionais também acolhe pessoas de diferentes países e proporciona a eles oportunidades em diferentes setores da economia. A eficiente administração da Agência do Trabalhador é outro ponto a ser destacado.

Reportagem do Portal aRede e do Jornal da Manhã destaca que a cidade gerou 3.980 empregos formais entre janeiro e junho deste ano, segundo dados publicados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) nesta terça-feira (30). Em comparação com o mesmo período do ano passado, quando o município criou 2.279 postos de trabalho com carteira assinada, o aumento registrado foi 74,6%

Contra números não existem argumentos. O total alcançado no primeiro semestre de 2024 também é o maior dos últimos cinco anos. Em 2020, primeiro ano da pandemia de Covid-19, por exemplo, o saldo de empregos foi negativo (-2.130). A partir de 2021, Ponta Grossa voltou a registrar a abertura de vagas no período analisado.

E as expectativas para o segundo semestre são bem interessantes. Os novos investimentos devem contribuir para tornar ainda mais diversa a produção local, além de criar empregos e fomentar a economia, o que se reflete em oportunidades para a população. Soma-se a isso a atividade do comércio que, por conta do fim do ano, realiza promoções e aumenta as contratações.

O polo industrial de Ponta Grossa, o maior do interior do Paraná, já conta com mais de 1,2 mil empresas de uma ampla gama de setores, entre os quais se destacam o metal mecânico, o agroindustrial e o madeireiro. Além de gigantes nacionais e internacionais conhecidas como Tetra Pak, Heineken, Ambev, Maltaria Campos Gerais, CristalPet, Continental e Bunge, há uma série de empresas que nasceram ou se instalaram ali justamente para atender às grandes indústrias e possibilitar que tudo estivesse ao alcance delas.

O Paraná foi o terceiro estado que mais gerou empregos no primeiro semestre de 2024 no Brasil. Foram 109.913 novas vagas de trabalho com carteira assinada no período. Dos 109.913 novos postos de trabalho acumulados de janeiro a junho, 60.267 são na área de serviços, 25.900 foram gerados pela indústria, 13.400 são relacionados à construção, 9.447 estão ligados ao comércio e 901 são da agropecuária. Somente no mês de junho, o saldo total de empregos foi de 13.572 novas vagas formais. Ao gerar empregos e produzir meios para a capacitação do trabalhador, o administrador tem muito mais força na disputa para atrair novas fábricas. E um dos diferenciais de Ponta Grossa é justamente a mão de obra qualificada. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE