Editorial
O Conselho de Entidades nasce para lutar por PG
Da Redação | 18 de novembro de 2023 - 02:38

Criado nessa semana com o apoio irrestrito da Associação Comercial e Industrial de Ponta Grossa (Acipg), o Conselho de Entidades nasce com o propósito de ajudar no desenvolvimento do Município, elencando demandas essenciais e discutindo com as lideranças políticas propostas para o fortalecimento da cidade, em suas diferentes áreas.
As responsabilidades do Conselho de Entidades são inúmeras. Seus integrantes precisam atuar em sintonia com a Prefeitura, Câmara e lideranças comunitárias para identificar as prioridades, montar um plano de ação e recorrer aos governos estadual e federal para conseguir os recursos necessários, sejam para obras ou compras de equipamentos.
Na expectativa da presidente da Acipg, Giorgia Bin Bochenek, o comitê atenderá a um propósito em comum entre todas as entidades: o desenvolvimento de Ponta Grossa. Segundo afirma, a causa é muito importante, que é a destinação de verbas dos representantes políticos para Ponta Grossa. O objetivo é fazer esta aproximação junto aos deputados eleitos, saber para onde eles destinam as verbas, se a cidade está contemplada, ou se ainda será.
O Conselho de Entidades terá a coordenação de Osni Mongruel Junior, presidente da regional dos Campos Gerais do Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (Sinepe), e diretor de Educação da Acipg. Osni conhece Ponta Grossa é uma importante liderança. Ele cita o órgão como um espaço democrático, “onde todos tenham voz e juntos possam construir algo para nossa cidade”. De fato, é obrigação de todo cidadão cobrar os seus representantes.
Osni Mongruel reforçou o caráter independente do Conselho de Entidade, bem como adiantou que o órgão está aberto à inclusão de novas entidades participantes. A ideia não é ter escolhas de um lado ou partido político, muito menos ainda de um candidato. O objetivo é convidar os representantes eleitos para prestar contas.
A presença de entidades dos mais diversos setores fortalece a credibilidade do conselho. As Câmaras Técnicas da Acpig, OAB, Santa Casa, Conseg, Associação Médica de Ponta Grossa, Observatório Social, Associação Paranaense dos Construtores, UEPG, Sindserv, Sindicato Rural, Ponta Grossa Convention & Visitors Bureau, CDL, Abrasel, Sindicato Empresarial de Hotelaria e Gastronomia dos Campos Gerais, Sociedade Rural, Associação Brasileira de Odontologia, CDEPG, Fiep, Sindiponta, são alguns deles que terão um papel importante neste novo ciclo de Ponta Grossa.
O importante é o Conselho das Entidades não perder a sua essência e ter sempre o desenvolvimento de Ponta Grossa e a melhoria da qualidade de vida da população entre as suas principais prioridades.