PUBLICIDADE

Crescimento de mortes exige respostas eficazes

Imagem ilustrativa da imagem Crescimento de mortes exige respostas eficazes

Um ano depois, maio de 2021 registrou um aumento de 4.466% dos óbitos em Ponta Grossa em comparação com o mesmo mês de 2020. Em números absolutos foram 137 mortes no mês passado frente a 3 em maio do ano passado. Na mesma comparação, o Paraná registrou um aumento de 1023% dos óbitos, foram 4.560 mortes no mês passado, enquanto maio do ano passado foram registrados 406 óbitos. Outros 18 Estados apresentam números maiores este ano, enquanto nove apresentam redução quando comparados ao mesmo período do ano passado.

Essas informações constam no Portal da Transparência dos Cartórios de Registro Civil do Paraná e os dados foram revelados um dia após o Tribunal de Contas do Paraná (TCE) ter orientado a Prefeitura de Ponta Grossa a acelerar a vacinação. O Município tem um dos mais baixos índices em todo o Estado. 

Com o terceiro pior número de mortes desde o início da pandemia da Covid-19 em Ponta Grossa, o mês de maio mostrou que os números da doença ainda estão longe de estarem controlados. Se comparados com a média de óbitos causados pelo novo coronavírus desde a chegada da doença no município, o mês que se encerrou registrou aumento de 90,8% no número de falecimentos, atingindo a marca de 137 mortes, frente a uma média de 71.

Os números de maio só ficam abaixo quando comparados com os de março e abril deste ano, respectivamente, o primeiro e segundo piores meses da pandemia no município, auge da segunda onda da doença que lotou UTIs de hospitais em todo o território nacional. Na comparação com março, maio aponta queda de 56% no número de óbitos, enquanto na comparação com abril a queda foi de 25%. Em números absolutos, maio registrou 137 óbitos causados pelo novo coronavírus, enquanto março foram 316 óbitos, e abril 184.

A situação crítica requer pulso firme da administração municipal. Reforço da fiscalização e empenho para dinamizar a imunização de todos os ponta-grossenses são imprescindíveis em todas as frentes de combate ao novo coronavírus. 

A população aguarda resposta!

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE