PUBLICIDADE

Gerar empregos minimiza efeitos da pandemia

Imagem ilustrativa da imagem Gerar empregos minimiza efeitos da pandemia

Muito embora não tenha repetido os números dos meses anteriores, ainda assim Ponta Grossa está entre as 10 cidades que mais geraram vagas no Estado no primeiro trimestre, e no top 70 nacional, com 1.930 novos postos de trabalho criados no período. Números revelados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério da Economia, apontam que a cidade teve um saldo negativo de 110 vagas de emprego, resultante de 3.631 admissões e 3.741 demissões no mês passado.

A queda foi impulsionada pelo setor de construção civil, que registrou o fechamento de 444 vagas em maio. Foi o único setor a ter retração no mês. Dentro da construção civil, nas suas subdivisões, três áreas apresentaram grandes números de demissões: construção de edifícios, com o fechamento de 82 vagas; a construção de redes de abastecimento de água e coleta de esgoto, com 149 postos fechados, e obras para a geração e distribuição de energia e telecomunicações, com a perda de 241 vagas.

Por outro lado, no acumulado dos últimos 12 meses, que engloba o período entre abril de 2020 e março de 2021, Ponta Grossa tem o 15º melhor desempenho do país, com 6.064 novas oportunidades criadas no período, saldo fruto das 42.178 admissões e 36.114 desligamentos. É o segundo melhor resultado do Estado, atrás apenas da capital, Curitiba, onde a foram geradas 16,1 mil vagas no período (segundo melhor resultado do Brasil).

Na contramão deste cenário, 277 municípios do Paraná registraram saldo positivo nas contratações em março deste ano, o que representa cerca de 69,4% do total. O número é levemente inferior aos resultados de janeiro (73%) e fevereiro (85%) e está em consonância com a redução do ritmo de contratações no último mês, impactado pelas medidas restritivas de circulação e pelo pico da pandemia no Estado - março teve saldo de 11.507 novos empregos, contra 25.351 em janeiro e 41.626 em fevereiro.

Outros 17 municípios empataram as contratações e demissões e permaneceram zerados no terceiro mês do ano. Na contramão da média estadual, 105 cidades (26,3%) fecharam março com estoque negativo de emprego, mas 63 delas perderam até dez vagas, o que indica variação sazonal, com boas chances de reversão em curto prazo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE