PUBLICIDADE

O setor de eventos, o emprego e a pandemia

Imagem ilustrativa da imagem O setor de eventos, o emprego e a pandemia

O último decreto da Prefeitura de Ponta Grossa, datado do dia 15 de abril, representa um alívio ao setor de eventos, que acumula grandes prejuízos por conta da suspensão de atividades, em mais de um ano de pandemia. Apesar dessa flexibilização, a retomada do trabalho obrigatoriamente deve seguir as normas sanitárias. 

O decreto municipal mantém a proibição da comercialização e consumo de bebidas no período das 20h às 6h, com exceção de espaços como bares, restaurantes e similares. Dessa forma, a venda e consumo de bebida alcoólica agora está autorizado nos serviços de alimentação. 

É importante lembrar que apesar desta flexibilização, os serviços de alimentação estão proibidos de realizar atendimento em balcões, bistrôs ou qualquer outro meio em que o cliente fique em pé. Também está proibida a apresentação de música ao vivo. Para serviços de buffet, é obrigatório o uso de máscaras e álcool em gel nas áreas de circulação, além de luvas para os que estiverem se servindo.

O setor de eventos foi dos mais impactados pela pandemia porque teve seu faturamento zerado, ao contrário da maioria das empresas que viu seu faturamento cair. Merecia uma especial atenção por parte do governo e ao invés de ser adicionado a um pacote genérico de resgate a empresas de outros setores.

O setor de eventos vive a pior crise de sua história no Brasil. Desde o início da pandemia, a suspensão de atividades como o carnaval, shows artísticos, festas agropecuárias e congressos, entre outras, levaram o setor a deixar de faturar R$ 91 bilhões e a eliminar 400 mil empregos nos últimos 11 meses.

O setor movimenta de 2% a 3% do Produto Interno Bruto (PIB), reúne 72 mil empresas e emprega 2 milhões de pessoas, direta e indiretamente.

Segundo dados do Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau, o prejuízo acumulado das empresas de eventos gira em torno de R$100 mil. Já as atividades do primeiro semestre de 2021, inicialmente para 2020, já foram adiadas para o segundo semestre deste ano ou canceladas, o que pode gerar ainda mais prejuízos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE