PUBLICIDADE
Imagem ilustrativa da imagem Moradores estão inquietos

A transformação de um antigo seminário diocesano em uma unidade de progressão de regime, para abrigar apenados, deveria passar por uma audiência pública e por uma consulta junto à comunidade. Explicar a função social deste espaço aos moradores evitaria pressões e manifestações contrárias. Como isso não ocorreu, o clima de insegurança ganha uma dimensão maior.

Segundo reportagem do Portal aRede e do JM, o presidente do Sindicato Rural de Ponta Grossa, Gustavo Ribas Neto, forneceu uma série de documentos que mostram a periculosidade dos detentos que estão no local. Segundo os documentos fornecidos por Ribas Neto, há 17 presos no local, entre eles condenados por homicídio, tráfico de drogas, feminicídio, estupro, estupro de vulnerável e assalto.

Apenas nessa quinta-feira (15), o Departamento Penitenciário do Paraná (Depen)  esclareceu que existe um projeto para ampliação da oferta de vagas da Unidade de Progressão de Ponta Grossa, projeto este denominado “Reaprenda”. O local identificado como ideal para essa finalidade é o antigo Seminário São José, no Jardim Paraíso, que possui ampla área para o desenvolvimento das atividades, que basicamente são relacionadas a estudo, trabalho e projetos voltados à comunidade.

Segundo o Depen, o modelo de Unidade de Progressão já existe em Ponta Grossa há dois anos e agora, por conta dos resultados positivos, foi planejada essa expansão, sustentando que o perfil de internos que habitarão o espaço é bem específico, sendo admitidos apenas presos em fase final de cumprimento de pena, com histórico de bom comportamento e que já passaram em outras atividades de trabalho e estudo com bom aproveitamento.

O Depen, no entanto, não procurou os moradores para dar essa explicação e deixou que eles descobrissem que o antigo seminário faz parte de um projeto de ressocialização para apenados. Gera temor uma situação dessa, mesmo porque não se sabe qual é o nível de segurança que o prédio oferece.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE