PUBLICIDADE
Imagem ilustrativa da imagem Quase nada a comemorar

No Dia do Trabalhador há muito o que se lamentar e pouco a comemorar. A expectativa de que 2020 seria o ano do emprego e da oportunidade transformou-se em pesadelo com a pandemia do coronavírus. Estima que houve um aumento de 150 mil pessoas desempregadas no país entre março e a primeira quinzena de abril deste ano, em relação ao mesmo período de 2019, em razão da crise causada pelas medidas de enfrentamento ao novo coronavírus (covid-19) no Brasil. Em Ponta Grossa, muito embora não existam índices oficiais, o desemprego também cresceu.

A taxa de desemprego subiu de 11% para 12% no primeiro trimestre deste ano na comparação com o último trimestre de 2019. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o desemprego caiu, já que entre janeiro e março de 2019, a taxa era de 12,7%. Os dados divulgados nesta quinta-feira, 30, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que 12,9 milhões de pessoas estão desempregadas. Isso significa uma alta de 10,5% no número de pessoas sem emprego, quando comparada com o trimestre anterior (outubro a dezembro), que tinha 11,7 milhões de desempregados.

Em março, foi publicada pelo Governo Federal a medida provisória que institui o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda e trata da aplicação de medidas trabalhistas complementares para o enfrentamento do estado de calamidade pública decorrente do coronavírus. 

Entre as novas regras, que terão validade apenas durante o estado de calamidade pública, estão: a permissão para a redução proporcional de jornada de trabalho e de salários; a permissão para suspensão temporária do contrato de trabalho e o pagamento de Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda, uma espécie de complementação financeira, pelo governo, na celebração de acordos específicos. 

Neste dia, especificamente, quem está empregado deve levantar as mãos aos céus em agradecimento.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE