PUBLICIDADE
Imagem ilustrativa da imagem Sinal de alerta ligado

Na crise da pandemia, com milhares de ponta-grossenses em isolamento social, a escassez de água é ameaça real. A Represa do Alagados, principal responsável pelo abastecimento de água potável em Ponta Grossa, está com o nível abaixo do normal para esse período do ano. Segundo a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), a represa marcava um nível de 7,5 metros nessa terça-feira (28) quando o normal seria entre 9 a 10 metros. 

O Paraná vive a pior estiagem desde 1997. A baixa precipitação já dura onze meses e nove das maiores cidades paranaenses, de quase todas as regiões do Estado, tiveram chuvas bem abaixo da média histórica entre junho de 2019 e março de 2020.

A estiagem do primeiro trimestre deste ano, especialmente no mês de março, reforça a necessidade do consumo consciente da água. A meteorologia também prevê, para os próximos três meses, chuvas abaixo ou dentro da média esperada além de temperaturas pouco superiores ou próximas às registradas para esse período.

Toda chuva neste momento será bem-vinda. Mas, como a previsão é de que ela não será longa no Estado, vai servir apenas para amenizar um pouco a secura do solo, não tendo impacto importante na retenção de água pelos reservatórios.

Para amenizar os impactos da seca, a Sanepar implantou no último mês o sistema de rodízio de abastecimento nas principais cidades da Região Metropolitana. Além disso, a companhia tem recomendado o uso econômico e racional da água, priorizando a higiene pessoal e a alimentação. Confira abaixo, algumas orientações.

Em 2006, o Paraná já havia enfrentado uma grande estiagem que afetou o abastecimento em diversas cidades. No entanto, o cenário atual é apontado como a pior crise neste sentido desde o início do monitoramento das condições do tempo em 1997.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE