PUBLICIDADE
Imagem ilustrativa da imagem Ameaças pontuais

Dengue, sarampo e febre amarela. As cidades paranaenses iniciam 2020 realizando importantes batalhas na tentativa de conter essas três doenças. Muito embora as autoridades de saúde pública apostem em campanhas de prevenção e de conscientização, os números não param de crescer. A população, inquieta, cobra respostas.

O boletim epidemiológico divulgado na última terça-feira (28), pela Secretaria de Estado da Saúde, registrou sete mortes por dengue. São cinco a mais que o informe da semana anterior. O número de casos confirmados aumentou em 3.264: passou de 7.618 para 10.882 confirmações, um aumento de 42,82% em relação à semana anterior. São 198 municípios com casos confirmados para a doença. 34 municípios estão em epidemia, 10 a mais que a relação divulgada na semana passada. Um total de 26 cidades estão em situação de alerta. O número também aumentou se comparado ao informe anterior, com 8 municípios a mais

O sarampo é uma realidade que se instalou no Estado depois de 20 anos após a baixa da cobertura vacinal. São 808 casos da doença desde agosto de 2019. Curitiba e Região Metropolitana concentram 728 registros, o que representa 90% do total de casos da doença. Quarenta e duas cidades paranaenses estão em surto por causa do sarampo, considerando que o Ministério da Saúde classifica como situação de “surto ativo” todo município que tenha ao menos um caso de sarampo confirmado.

Segundo o novo boletim epidemiológico de febre amarela divulgado pela Secretaria de Saúde, o número de macacos mortos pela doença chega a 46 neste período de monitoramento 2019/2020, que iniciou em julho do ano passado. No momento o Estado trabalha com 16 casos em investigação.

Além dessas três doenças, o coronavírus é uma ameaça real.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE