PUBLICIDADE
Imagem ilustrativa da imagem É preciso avançar

Ponta Grossa precisa avançar nas estratégias de emprego de tecnologia na área de segurança pública. A instalação de câmeras em pontos estratégicos do Município tem um alcance limitado, não atingindo seus principais objetivos, que é a prevenção.

Sete municípios do Paraná já interligaram seus sistemas de videomonitoramento ao Centro Integrado de Comando e Controle da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária. São aproximadamente duas mil câmeras localizadas em pontos estratégicos: ruas, estações, terminais, rotatórias. As câmeras possuem também sistema de leitura de placas de veículos. 

Com a interligação dos equipamentos, a imagem pode ser gerada diretamente da estrutura municipal para o Centro Integrado de Comando e Controle, ficando disponível para a polícia e agilizando a resposta dos agentes de segurança. É possível fazer um cerco virtual das cidades – de locais de grande movimentação, comércios ou grandes entroncamentos rodoviários – e disponibilizar estes registros para o Centro de Comando e Controle imediatamente após qualquer evento criminoso ou como elemento de investigação. Isso potencializa o trabalho da polícia, que pode consultar as imagens rapidamente e a partir daí movimentar para um eventual cerco na região e localizar criminosos.

Além de inibir ações delituosas e de auxílio na apuração de crimes e infrações, as câmeras direcionadas para o Centro Integrado de Comando e Controle acompanham o desenrolar de grandes eventos e com grandes aglomerações de pessoas, como eleições, provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), jogos esportivos ou manifestações populares. 

De fato, o sistema de videomonitoramento interligado agiliza a chegada da polícia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE