PUBLICIDADE
Imagem ilustrativa da imagem Desburocratizar para crescer

Ponta Grossa deu um significativo passo para o desmonte dos entraves que impedem o desenvolvimento sequencial, ao desburocratizar a permissão para a construção de empreendimentos. O investidor tem pressa e não pode ficar aguardando por vários dias a liberação de um simples alvará. É com esta expectativa que nasceu o ‘Destrava PG’, um programa que tem como objetivo agilizar os trâmites legais inerentes ao setor da construção civil, fomentando e gerando mais recursos e empregos.

É preciso avançar mais. Esses grandes empreendimentos precisam ser direcionados aos bairros, para a promoção do desenvolvimento, geração de emprego e renda. Os prédios, por exemplos, ainda se concentram na área central e em bairros próximos. Cidade que cresce para o alto tem um forte indicativo de crescimento socioeconômico.

O decreto nº 16.088, assinado pelo prefeito Marcelo Rangel, para destravar Ponta Grossa, vem em ótimo momento. Após enfrentar recessão desde 2014, o mercado da construção civil no Paraná pode apresentar uma recuperação em 2019. De acordo com dados do Sindicato da Indústria da Construção Civil do estado (Sinduscon), esse avanço pode remeter ao aumento da empregabilidade dentro do setor.

No momento em que o País registra uma taxa de desemprego de 12% (12,7 milhões de pessoas desocupadas), segundo o IBGE, esse quadro pode ser mais ameno no Paraná, justamente pelas contratações previstas para obras no estado. Neste ano e em 2020, com a expectativa dos investimentos em infraestrutura, através de concessão e Parcerias Público-Privada (PPP), acredita-se que a construção civil vai ter um maior volume de contratação, reduzindo o desemprego.

O setor da construção civil aguarda sinalizações do poder público para que os investimentos na área sejam ampliados. Rangel deu essa sinalização.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE