Dinheiro
Castrolanda avança na criação do Parque Tecnológico Agroleite
Cooperativa recebeu, na última segunda-feira (21), o credenciamento que oficializa o atual Expo Center como um ecossistema de inovação em planejamento junto ao Governo do Estado
Da Redação | 24 de outubro de 2024 - 02:16
A Castrolanda Cooperativa Agroindustrial avançou mais uma etapa para a criação do Parque Tecnológico Agroleite, em Castro, nos Campos Gerais, e recebeu, na última segunda-feira (21), o credenciamento que oficializa o atual Expo Center como um ecossistema de inovação em planejamento junto ao Governo do Estado.
Hoje o espaço já conta com 30 empresas fixas que apresentam suas soluções para os produtores de leite e é palco do Agroleite, maior evento da cadeia leiteira da América Latina. O especialista do Escritório de Projetos da Castrolanda, Cristiano Gomes, explica o que muda com a novidade.
"A partir do credenciamento no Sistema Estadual de Ambientes Promotores de Inovação do Paraná (Separtec), nós estamos habilitados em participar de editais do Governo do Estado do Paraná e angariar recursos para investimentos no Parque. O credenciamento é mandatório para participar desses editais. Com os investimentos, a ideia é trazer empresas, instituições de ensino e instituições de pesquisa interessadas em desenvolver ainda mais inovações para dentro do Parque. Dessa forma, os produtos serão testados aqui e, posteriormente, lançados para o mercado”, disse.
Para o Diretor-Executivo da Castrolanda, Seung Lee, o credenciamento é uma forma de mostrar que a região está em movimento e sempre renovando a produtividade da bacia leiteira da região.
“O Parque Tecnológico nada mais é do que nós organizarmos uma estrutura que seja um grande hub de produção e tecnologia do leite. As condições de sucesso para que isso acontecesse já estão aqui. Entendo que nós vamos virar uma região de maior experimentação de novas tecnologias do leite. O Agroleite é a maior feira da América Latina e os nossos cooperados abraçam a inovação”, comentou Seung.
AMPLIAÇÃO - Ainda de acordo com Cristiano, um Plano Diretor e um Plano de Negócios serão desenvolvidos ao longo dos próximos meses com o apoio do Separtec. A previsão, segundo ele, é de que, no primeiro trimestre de 2025, a Castrolanda possa fazer um novo credenciamento junto ao Estado para que o projeto do Parque Tecnológico avance da fase de planejamento para a fase de implantação.
“Em paralelo, vamos continuar investindo na estrutura do Expo Center, possibilitando que possamos receber mais empresas de forma fixa, dando mais vida ao nosso parque e aumentando as conexões, seja através de sedes comerciais, laboratórios e centro de pesquisa ou treinamento. Além disso, temos uma lista com mais de 20 empresas renomeadas da cadeira leiteira que já formalizaram a intenção em participar do projeto de alguma forma”, garantiu Gomes.
TRAJETÓRIA - Em agosto de 2024, o governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou o memorando de entendimento para a criação do Parque Tecnológico Agroleite. A assinatura firmou um compromisso do Governo do Estado do Paraná em apoiar a Castrolanda na concepção do projeto.
O gerente da Expo Center, Gustavo Viganó, lembra que o Agroleite é reconhecido como o maior evento técnico de pecuária leiteira da América Latina e um dos grandes destaques deste ano foi a aproximação e articulação com parceiros estratégicos, que foram essenciais para o lançamento da pedra fundamental do Parque Tecnológico Agroleite.
“Este projeto de longo prazo visa transformar o setor agropecuário, impactando não apenas as tecnologias e os produtores rurais, mas também a sociedade como um todo. O Parque Tecnológico será um vetor de desenvolvimento regional, trazendo inovação e crescimento sustentável, com efeitos que vão além do agronegócio”.
Para Viganó, a trajetória de sucesso do Agroleite e a representatividade da cadeia leiteira de Castro foram fundamentais para criar as bases deste projeto. “O Parque Tecnológico é reflexo dessa evolução. Nosso propósito é criar um ambiente que promova o aprimoramento contínuo de toda a cadeia leiteira, projetando a região como um polo de inovação no agronegócio. Seguimos comprometidos com essa visão de crescimento e transformação”, destacou.
LEI DA INOVAÇÃO - O Sebrae e a Prefeitura de Castro também são parceiros da Castrolanda para a implantação do Parque Tecnológico. Juntos eles trabalham em uma minuta para fazer uma Lei de Inovação para o município de Castro. A previsão é para que o Projeto de Lei entre em votação na Câmara de Vereadores no começo do próximo ano.
Com informações da assessoria de imprensa.