Dinheiro
Portos do Paraná é pentacampeã em melhor gestão do Brasil
A honraria é considerada uma das mais importantes entre os portos públicos e homenageia as empresas com boas práticas de gestão portuária
Da Redação | 08 de agosto de 2024 - 09:28
A Portos do Paraná conquistou pela quinta vez consecutiva o prêmio de melhor gestão portuária do País. O título foi recebido durante a '5ª edição Portos + Brasil', realizada na última quarta-feira (7), em Brasília. A honraria é considerada uma das mais importantes entre os portos públicos e homenageia as empresas com boas práticas de gestão portuária.
“É um grande orgulho, pela quinta vez consecutiva, os portos do Paraná serem eleitos os mais eficientes do Brasil. Para nós é um grande orgulho. Quero agradecer todos os colaboradores que têm nos ajudado a transformar os portos nos mais modernos do País, ajudando no desenvolvimento econômico do Estado”, afirmou o atual governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD).
Os portos de Paranaguá e Antonina tiraram 100 pontos no Índice de Gestão das Autoridades Portuárias (IGAP), a nota máxima. Nesse indicador são analisadas 15 métricas: eficiência operacional, estrutura organizacional, índices financeiros, manutenção dos acessos aquaviários, regularidade tributária e trabalhista, transparência administrativa, entre outros. A Portos do Paraná também foi vencedora no 'Ranking IGAP' e recebeu o troféu itinerante.
“É uma alegria estar aqui pelo quinto ano consecutivo, sendo reconhecidos pelo nosso trabalho de gestão. A cada ano novos desafios são enfrentados, grandes investimentos são propostos à nossa comunidade para a gente desenvolver cada vez mais a Portos do Paraná e para o nosso Estado continuar sendo uma referência de logística no nosso País”, enfatizou o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.
“A Portos do Paraná está mais uma vez na vanguarda do País no setor portuário. É com satisfação, na 5ª edição do Prêmio Portos mais Brasil, que a gente tem a honra de entregar o Penta Campeonato para Portos do Paraná”, comentou o secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Alex Sandro Ávila. A empresa pública também ficou em terceiro lugar na categoria 'Crescimento da Movimentação Total dos Portos Públicos'.
RECORDES – O prêmio de melhor gestão do Brasil é recebido após recordes de produtividade. Em 2024, os portos paranaenses bateram metas de movimentação no primeiro semestre e quatro recordes de movimentação mensal. Em 2023, a Portos do Paraná superou a marca de 65 milhões de toneladas movimentadas, volume previsto apenas para 2040.
Para alcançar estes recordes, a Portos do Paraná investiu em estratégias logísticas e em obras, como a intervenção portuária em desenvolvimento no Brasil, o 'Moegão'. Orçada em R$ 592 milhões e custeado pela Portos do Paraná, a obra visa reduzir os cruzamentos de trens na cidade ao mesmo tempo que amplia a capacidade de produção. A expectativa é de aumentar a recepção de vagões em 65%, passando de 550 para 900 por dia, promovendo um fluxo eficiente e rápido das cargas ferroviárias.
PORTOS + BRASIL – O Portos + Brasil é uma iniciativa anual do Ministério de Portos e Aeroportos, que reconhece os avanços conquistados pelos portos organizados e pelos Terminais de Uso Privado (TUPs) brasileiros em melhorias na gestão e modernização dos portos. O prêmio também colabora para a criação de um banco de dados do setor portuário brasileiro.
“O prêmio é uma iniciativa muito importante do Ministério dos Portos e Aeroportos, porque ele procura justamente incentivar e reconhecer aqueles portos terminais que mais se destacaram em boas práticas de gestão e a gente sabe que a Portos do Paraná, ela sempre se destaca”, enfatizou o diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery.
Os resultados da premiação e as metodologias utilizadas para os cálculos serão disponibilizados no site do Ministério de Portos e Aeroportos nos próximos dias.
Com informações: Agência Estadual de Notícias.