PUBLICIDADE

Aeroporto de PG bate recorde e recebe mais de 11 mil passageiros

Valor supera por larga margem anos afetados pela pandemia; embarques neste trimestre também sobem e expectativa é por mais passageiros em 2023

Valor supera por larga margem anos afetados pela pandemia; embarques neste trimestre também sobem e expectativa é por mais passageiros em 2023
Valor supera por larga margem anos afetados pela pandemia; embarques neste trimestre também sobem e expectativa é por mais passageiros em 2023 -

O Aeroporto Municipal de Ponta Grossa (Sant’Ana) recebeu, em 2022, 11.394 passageiros, maior número desde sua reinauguração em junho de 2016. Valor representa um acréscimo de 46,6% em relação a 2019, último ano antes da frequência de voos ser afetada pela pandemia. É o que dizem dados divulgados pelo Boletim de Dados Turísticos do Paraná, que analisa o movimento aéreo do estado nos últimos anos.

O aeroporto localizado no bairro Cara-Cará segue tendência presente em todo o estado no último ano. De acordo com o relatório, o Paraná foi o estado que mais cresceu em número de passageiros em relação a 2021. Com o salto de 2,3 milhões para 4 milhões, aeroportos paranaenses receberam aumento de 58% no fluxo de pessoas, à frente de localidades que possuem os maiores aeroportos do país, como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal.

Ponta Grossa superou, por larga margem, os dois anos anteriores somados em número de passageiros. Enquanto 2020 caminhava para um valor recorde por conta do elevado contingente de pessoas que usaram o aeroporto até o mês de março, 2021 foi marcado pela suspensão de companhias aéreas em boa parte do ano, o que acarretou em baixo número de voos. Em 2020, aeroporto Sant’Ana teve 5.657 passageiros, majoritariamente no primeiro trimestre. Enquanto o ano seguinte, 2021, apenas 845 pessoas passaram pelo aeroporto ponta-grossense.

Padrão seguiu em aeroportos de porte semelhante no estado. Guarapuava, Pato Branco e Toledo também registraram os piores números em voos e passageiros neste último quadriênio no ano de 2021. Somados, os três aeroportos do interior tiveram 471 passageiros, pouco mais do que a metade de Ponta Grossa no período. No balanço divulgado, esses quatro aeroportos do interior do estado representaram apenas 1,1% de todo o fluxo de pessoas em 2022 no Paraná, muito atrás de aeroportos como os das cidades de São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu e Londrina.

Por outro lado, em 2022 os pequenos aeroportos paranaenses tiveram ao menos 9 mil passageiros cada. Guarapuava, cidade do Centro Sul do estado, foi a cidade aeroportuária que mais cresceu, superando os números apenas mesmo de Ponta Grossa, com 11.424 passageiros. Valor representa um ‘boom’ no espaço aéreo local, que teve, no último ano antes da pandemia, apenas 176 passageiros.

Embarques aumentam

Ponta Grossa também apresentou crescimento em 2023, na comparação com o primeiro trimestre do ano passado. Em 2022, ano recorde passageiros, o período de janeiro a março teve 2.181 embarques e 2.055 desembarques em voos comercias regulares. Já neste atual ano, trimestre foi de 2.304 passageiros com embarque em Ponta Grossa, além de 2.339 desembarques na cidade. O número de pousos e decolagens, no entanto, permaneceu praticamente igual. Em 2022, aeroporto Sant’Ana recebeu 46 aeronaves que decolaram e 46 que pousaram na pista. Neste ano, número aumentou em apenas um, totalizando 47 para ambos. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE