Decreto autoriza abertura 24h do comércio em PG

Objetivo do decreto é possibilitar que as pessoas tenham maior tempo para fazer as compras, evitando aglomerações neste momento de pandemia

Foi autorizada, a partir desta segunda-feira (7), a abertura do comércio de forma 24 horas por dia. O funcionamento das lojas, em horário diferenciado, foi regulamentado através do decreto 18.085, publicado no Diário Oficial do Município desta segunda-feira, assinado pelo prefeito Marcelo Rangel e o procurador geral João Paulo Deschk. Conforme o decreto, “Fica autorizado, a partir de 07 de dezembro de 2020, o funcionamento 24 horas por dia de toda e qualquer atividade comercial no âmbito do Município de Ponta Grossa, observados os preceitos da legislação federal que disciplina os acordos entre empregados e empregadores”, informa o decreto. Cabe destacar, contudo, que esta é uma autorização, e não uma determinação, e nem por isso as empresas podem abrir sem problemas: é necessário que a empresa protocole, junto ao sindicato, o seu interesse de abrir. 

A publicação traz cinco considerações, justificando essa abertura em horário estendido pela pandemia pelo qual o país vive, levando em conta as declarações de Emergência por parte da ONU, e Situação de Emergência em Saúde, além da Lei Federal que estabelece medidas de enfrentamento da Covid. Conforme o decreto, a abertura contribuirá para evitar aglomerações nas lojas, tendo em vista o alto fluxo no comércio, comum neste mês de dezembro. “Considerando a necessidade de adoção de medidas para evitar a aglomeração de pessoas nas lojas no mês dos festejos natalinos, bem como viabilizar mais tempo à circulação de pessoas nesses locais em horários alternados”, traz o texto no Diário Oficial.

Em parágrafo único, por sua vez, o decreto também traz a informação de que “compete exclusivamente aos empregadores e empregados a negociação sobre a forma da operacionalização e remuneração do funcionamento de cada estabelecimento”, diz. Cabe ressaltar que há o Decreto Estadual, de número 6.294, publicado na última semana, que em seu artigo 1º institui a “proibição provisória de circulação em espaços e vias públicas” das 23h às 5 horas. A respeito disso, a assessoria de imprensa da prefeitura informou que, com esse decreto, “o município já garante a autorização, trabalhando com a possibilidade futura de flexibilização das medidas de prevenção a Covid-19 determinadas pelo Governo do Estado, entendendo que a maior faixa de horário permitirá mais tempo para circulação do público”, informa.

Questionado sobre o Decreto Municipal, da abertura 24h do comércio, o presidente do Sindicato dos Comerciários de Ponta Grossa, João Vendelin Kieltyka fez críticas. “Não é ser contra ou a favor. Mas é preciso ter infraestrutura; não é só liberar. É um absurdo baixar um decreto desses sem discutir com as entidades envolvidas, como sindicato, Acipg. O comércio não tem estrutura para isso, não tem pessoas para isso, porque envolve segurança, envolve transporte”, apontou. 

 

Horário de Natal ainda não foi definido

O horário especial de Natal ainda não foi definido. E o decreto não traz mudanças práticas nisso, informa o presidente do Sindicato dos Comerciários de Ponta Grossa, João Vendelin Kieltyka. “A prefeitura trabalha com a abertura, mas a questão salarial e de horário é entre sindicato e empresa”, informou. Segundo Kieltyka, sem o acordo junto ao sindicato empresarial (Sindilojas), empresários estão realizado acordos individuais junto ao sindicato laboral para a regulamentação. “Mais de 30 empresas já protocolaram o acordo e já estão trabalhando até às 20 horas”, disse. 

Sicredi é destaque no ranking do Ministério da Economia

Sicredi é destaque no ranking do Ministério da Economia...

Aulas presenciais podem voltar na semana que vem

Aulas presenciais podem voltar na semana que vem...

Capa da edição desta quinta-feira (04/03/21) do JM

Capa da edição desta quinta-feira (04/03/21) do JM...

Governo autoriza abertura de restaurantes em estradas

Governo autoriza abertura de restaurantes em estradas...

Prefeitura de PG prorroga prazo para pagamento do IPTU

Prefeitura de PG prorroga prazo para pagamento do IPTU...

Em PG, Patrulha faz 1ª prisão pelo botão ‘Maria da Penha’

Em PG, Patrulha faz 1ª prisão pelo botão ‘Maria da Penha’...

Comércio fechado ou aberto?

Comércio fechado ou aberto?...

Unimed Ponta Grossa chega a marca de 75 mil bene

Unimed Ponta Grossa chega a marca de 75 mil bene...

Transporte Coletivo retoma operação normal nesta quinta

Transporte Coletivo retoma operação normal nesta quinta...

Desafios profissionais devem ser estimulados na educação infantil

Desafios profissionais devem ser estimulados na educação infantil...

PG inicia imunização contra a Covid para novo público alvo

PG inicia imunização contra a Covid para novo público alvo...

Fazenda divulga novo calendário do IPVA 2021

Fazenda divulga novo calendário do IPVA 2021...

Cinco passos para a modernização da logística no Brasil

Cinco passos para a modernização da logística no Brasil...

Governo abre possibilidade de parcelamento do ICMS

Governo abre possibilidade de parcelamento do ICMS...
Comentários

Deixe uma resposta

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Últimas Notícias

Capa do Dia

CHARGE DO DIA

REDES SOCIAIS