Ações são traçadas para a retomada econômica de PG

Rodada de negócios, qualificação a empresários e aproximação com universidades estão entre as medidas. Plano será entregue aos candidatos a prefeito


Através do Plano Municipal de Retomada Econômica, desenvolvido em Ponta Grossa, inúmeras ações são traçadas para que as empresas superem, da melhor forma, a crise causada pelo novo coronavírus. São medidas previstas tanto de forma imediata e a curto prazo, quanto ações para médio e longo prazo, que inclusive deverão ser propostas para os candidatos a prefeito, para que as ações sejam incorporadas em seus planos de governo. O estudo foi desenvolvido através de uma participação conjunta do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Ponta Grossa (CDEPG), da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg), da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), do Sebrae e da Prefeitura Municipal. 

Em entrevista ao vivo ao Portal aRede na tarde desta quinta-feira, a vice-presidente do CDEPG, Priscilla Garbelini Jaronski, detalhou algumas ações que serão tomadas. Segundo ela, a pesquisa foi essencial para que as entidades pudessem traçar o caminho pra desenvolver essa política pública de retomada de forma mais expressiva. De acordo com ela, alguns setores que imaginava-se que tinham sido impactados, não foram tão impactados. “Então percebemos que não era o momento de trabalhar com alguns setores. E que trabalhando com outro setor, não diretamente com o mais atingido, esse outro setor alavancaria ainda mais aquele que foi atingido. E percebemos que tudo trabalha em rede: Se a indústria está numa normalidade, e na ponta tem um problema de comercialização ou prestação de serviço, mais tarde a indústria vai sentir essa dor, porque vai estar produzindo mas não tem como escoar o produto”, afirma.

Já em um primeiro momento, Priscila revelou a realização de rodadas de negócios, ainda nesse ano, para que os consumidores e fornecedores se conheçam dentro da cidade. Isso com o propósito de fomentar os negócios de forma local, para que as riquezas circulem e não saiam da cidade. Por outro lado, a pesquisa levantou alguns pontos, de carências das empresas consumidoras. “Isso ocorre ou porque não existem produtos, ou porque existem mas não em uma qualidade exigida, que se volta mais para a prestação de serviço. Então é nesse sentido que também precisamos melhorar a qualificação, e para isso já estamos entrando em contato com o Sistema S”, informa. 

Outra medida levantada são as necessidades de empresas que podem ser atendidas pelas universidades e faculdades. “Temos, de um lado, indústrias precisando de algo, e de outro, pesquisadores com outros direcionamentos. O que queremos é essa aproximação com a academia, para que pesquisas, com inovações, processos produtivos, sejam demandados pela nossa realidade do mercado aqui. E, para isso, fazer hackathons, aproximações por reunião mesmo”. Para encerrar, a meta é entregar o material aos candidatos a prefeito. “Vai ser entregue para que eles possam abraçar esse plano em seus planos de governo. Porque esse trabalho está só começando; fizemos a parte teórica, e agora a prática vai exigir o comprometimento das entidades, para que coloquem em prática todas essas políticas públicas. Agora começa o trabalho”, conclui.

Levantamento foi realizado junto a 502 estabelecimentos

A proposta foi criada com base em um levantamento realizado junto a 502 estabelecimentos locais, por meio de um questionário online. Dentre os participantes, 11% correspondem à indústria, 27% ao setor de serviço, 46% ao comércio e 6% à construção civil. O questionário analisou seis variáveis: Atividades Produtivas e Encadeamentos; Expansão de Exportações; Atração de Investimentos; Inovação; Qualificação Profissional; e Relação de Trabalho. O resultado de cada variável foi analisado por professores da UEPG, onde cada um ficou responsável por um tema. Com base nos dados coletados e em discussões com representantes das Câmaras Técnicas do CDEPG e com as entidades integrantes do conselho, foram as criadas diretrizes para a retomada econômica de Ponta Grossa no pós-pandemia. O relatório pode ser acessado no site https://cdepg.org.br/versão-final-pmre/.

Procissão de Nossa Senhora será substituída por carreata

Procissão de Nossa Senhora será substituída por carreata...

Bunge celebra o Mês do Voluntariado com ações em PG

Bunge celebra o Mês do Voluntariado com ações em PG...

Crea-PR lança Agenda Parlamentar 2020

Crea-PR lança Agenda Parlamentar 2020...

Chuva e ventos fortes deixam rastro de destruição no Guaragi

Chuva e ventos fortes deixam rastro de destruição no Guaragi...

2020 será o mais quente em PG nos últimos 25 anos

2020 será o mais quente em PG nos últimos 25 anos...

Rapaz é preso após tentar furtar veículo na Colônia Dona Luíza

Rapaz é preso após tentar furtar veículo na Colônia Dona Luíza...

UEPG abre processo seletivo de contratação de professores

UEPG abre processo seletivo de contratação de professores...

Comércio de PG projeta melhor Natal em quatro anos

Comércio de PG projeta melhor Natal em quatro anos...

Sicredi Campos Gerais expande atuação na capital

Sicredi Campos Gerais expande atuação na capital...

Pet Química da UEPG realiza evento online sobre cerveja

Pet Química da UEPG realiza evento online sobre cerveja...

Prefeitura de PG pede ajuda de empresários para iluminação de Natal

Prefeitura de PG pede ajuda de empresários para iluminação de Natal...

Rangel propõe diálogo para retomada de festas infantis em PG

Rangel propõe diálogo para retomada de festas infantis em PG...

Homem morre após ser atropelado na BR-376 em Ponta Grossa

Homem morre após ser atropelado na BR-376 em Ponta Grossa...

Homem é baleado em uma das principais avenidas de PG

Homem é baleado em uma das principais avenidas de PG...
Comentários

Deixe uma resposta

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Últimas Notícias

Capa do Dia

CHARGE DO DIA

REDES SOCIAIS