PUBLICIDADE

Michel Samaha deixa UEPG para assumir cargo no Estado

Samaha deixará o cargo na próxima sexta-feira (1º)
Samaha deixará o cargo na próxima sexta-feira (1º) -

Pró-reitor de Assuntos Administrativos irá atuar na Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI)

O professor Michel Samaha deixará o posto de Pró-Reitor de Assuntos Administrativos (Proad) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) para assumir um cargo no Governo do Estado. Professor-adjunto do Departamento de Economia desde 1997, Samaha estava no comando da Proad desde setembro de 2018 - ele será sucedido pelo então Pró-Reitor de Planejamento (Proplan), Ivo Mottin Demiate.

Samaha deixará o cargo na próxima sexta-feira e será substituído por Ivo - as primeiras reuniões de transição da gestão, envolvendo também responsáveis pela Prefeitura do Campus (Precam), começaram nesta segunda-feira (25). Por sua vez, Ivo será substituído pela professora Andrea Tedesco na Proplan - a docente deverá começar o processo de transição já nos próximos dias.

Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Pelotas-RS (1990) e em Direito pela UEPG (2003), Samaha é mestre em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (1994), doutor em Ciências Sociais Aplicadas pela UEPG (2017), com estágio doutoral na Universidade Autônoma de Barcelona (2015). Michel também foi pesquisador do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) entre 1992 e 1997.

Samaha classifica a experiência no comando da Pró-Reitoria como "fantástica". "A PROAD, como Pró-Reitoria meio, acaba por se envolver em todas as áreas da gestão institucional da UEPG. A chegada da nova gestão, com uma equipe competente e oxigenada, criou as condições para revisão de antigas práticas. Dadas as limitações financeiras e orçamentárias, restou como alternativa inovar com criatividade para tocar o dia a dia da Universidade e para planejar o futuro", explicou Michel.

O professor destacou a coesão e solidariedade da equipe da Pró-Reitoria e ressaltou que, mesmo em um curto espaço de tempo, foram organizadas licitações importantes para a UEPG, como segunda etapa do projeto Rota Segura. "Refizemos as licitações do Centro Multiusuário de Pesquisa avançada para Tecnologias do Agronegócio [CTAgro] e do Centro de Apoio Técnico do PAX [Centro de Eventos] que corriam risco de serem cancelados pelos órgãos financiadores. Compramos mais uma Van de 17 lugares, um veículo pequeno, uma moto para patrulhamento do campus e uma retroescavadeira que vai substituir outra da década de 70", elenca o pró-reitor.

Modernização da gestão pública

Entre as principais medidas de Michel Samaha como reitor estão ações ligadas ao processo de modernização gestão pública. O pró-reitor destaca que algumas ações foram de fundamental importância e já geram resultados de curto prazo. "No entanto, o cenário de mudanças que iniciamos gerará impactos no médio e longo prazo. Implantamos o Pronto Pagamento para alguns setores estratégicos, agilizando as contratações de emergência e urgência", exemplifica.

O reitor cita ainda a criação do Registro de Preço próprio foi outra medida que possibilitará economia de recursos e racionalização dos estoques. "Nesse mesmo sentido, junto com a procuradoria jurídica, consolidamos os preparativos para a implantação do Regime Diferenciado de Contratação (RDC) que vai agilizar a contratação das obras de infraestrutura para a UEPG. Além disso, iniciamos a transmissão on-line dos certames licitatórios via Youtube, gerando maior transparência. Também elaboramos uma nova resolução para a logística, que ainda está em trâmite e diz respeito à gestão e ao monitoramento da frota, que vai disciplinar e ampliar as possibilidades de atendimento das demandas por transporte da comunidade acadêmica", avalia Michel.

Outro trabalho importante do período em que Michel esteve no comando da Pró-Reitoria foi a revisão dos procedimentos tributários adotados pela UEPG, em especial a mudança das diretrizes relacionadas com o IPTU e com a contribuição previdenciária ao INSS. "Todas essas ações visam alinhar a UEPG com o que existe de mais moderno na gestão pública. A ideia é que tenhamos inovações permanentes na gestão dos recursos públicos", diz Samaha.

Plano estratégico contribuirá para os próximos anos

Na visão do pró-reitor, todas as mudanças iniciadas nesses últimos seis meses foram realizadas dentro do espaço de gestão albergados pela autonomia universitária. Como todos sabem, esta autonomia sofre restrições financeiras e orçamentárias agravadas pela crise fiscal que o País e o Estado passam. O teto dos gastos é exemplo mais agudo disso. Só a desvinculação das receitas do estado aprisiona 30% das nossas receitas próprias", sinaliza Michel.

"Nessa perspectiva, o que me parece ser a contribuição mais importante foi dispararmos a elaboração do planejamento estratégico. Pois, nesse cenário, é  inconcebível administrar uma organização sem ter um planejamento. É por meio dele que essa gestão e a UEPG terão rumo, um norte para alcançar os objetivos que se pretende e realizar a sua missão institucional. Isso vai mudar a lógica de priorização dos investimentos, a estratégia de captação dos recursos e a transparência na gestão financeira", destaca Samaha.

Cargo na Seti

Samaha deixa o cargo de pró-reitor para ocupar um posto na nova Superintendência de Ciência e Tecnologia do Paraná. "Fiquei feliz e honrado com o convite, porém a decisão de aceitar foi intensamente debatida com os professores Miguel Sanches Neto e Everson Krum [reitor e vice-reitor, respectivamente] . Refletimos sobre a contribuição que a UEPG poderia dar para o novo superintendente, o professor Aldo de Bona [ex-reitor da Unicentro] e para a gestão da ciência e tecnologia de nosso Estado", comenta Michel.

"Na medida em que possuíamos quadros qualificados para a minha substituição, o caminho da liberação ficou facilitado. Dessa forma, minha ida para lá se reveste de ideia de contribuição institucional da UEPG para a gestão do sistema. Ainda não existe um cargo definido, pois a reforma administrativa ainda está em trâmite na Assembleia Legislativa. A minha expectativa é poder contribuir na definição, coordenação e execução das políticas e diretrizes nas áreas da Ciência, Tecnologia, ajudando no sucesso da gestão do Prof. Aldo", conta Samaha.

As informações são da assessoria de imprensa

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE