PUBLICIDADE

Syngenta confirma compra da Nidera Seeds

A Nidera Seeds agora passa a ser controlada pelo grupo Syngenta. Transação não afeta a unidade em Ponta Grossa

Unidade em Ponta Grossa, da Nidera - e não Nidera Seeds - não é impactada pela transação
Unidade em Ponta Grossa, da Nidera - e não Nidera Seeds - não é impactada pela transação -

Se a transação entre a ADM e a Bunge ainda está por acontecer, um outro negócio, entre gigantes do agronegócio internacional, foi confirmado nesta quarta-feira (7): a conclusão da aquisição da Nidera Seeds pela Syngenta. Assim como a Bunge, a Nidera tinha uma unidade em Ponta Grossa, no Distrito Industrial Prefeito Cyro Martins. No entanto, essa unidade não foi vendida à multinacional suíça, já que são as unidades apenas da 'Nidera Seeds' que foram comercializadas. A Nidera foi a terceira empresa que mais exportou em Ponta Grossa em 2016, e também esteve entre as dez principais em 2017, já quando incorporada pela Cofco, com duas unidades – a Brasil e a Internacional. Mais de US$ 330 milhões em produtos foram exportados no ano passado pelas duas unidades. 

Em nota oficial, divulgada nesta quarta-feira, a Syngenta revelou que a Nidera Seeds é uma empresa de grande relevância no mercado sul-americano de sementes, com culturas diversificadas, proprietária de um significativo conjunto de germoplasma e com uma expressiva presença em países-chave da América do Sul, incluindo o Brasil, a Argentina, o Uruguai e o Paraguai. Essas competências deverão evoluir a capacidade da Syngenta de expandir sua oferta de sementes e agregar ainda mais valor aos agricultores, segundo a nota. O valor da transação não foi revelado.

“Ter a Nidera Seeds sob a liderança de Andre Dias como parte do nosso negócio é muito emocionante. A Nidera Seeds possui um germoplasma robusto, um forte portfólio de R&D e uma atuação marcante em toda a região. Damos as boas-vindas ao negócio à equipe apaixonada e capacitada da Nidera Seeds e esperamos alcançar grandes realizações como uma única equipe”, afirmou Erik Fyrwald, CEO global da Syngenta. “Esta transação nos permite fortalecer, ainda mais, nosso foco em grãos, oleaginosas e açúcar. A Nidera Seeds tem um potencial de crescimento significativo e acreditamos que a Syngenta continuará desenvolvendo o negócio com um resultado benéfico para todos os stakeholders”, completa Johnny Chi, CEO da Cofco International.

Transação entre holdings chinesas

Em 2016, a chinesa Cofco Corporation assumiu 100% do controle da Nidera Sementes, sediada na Holanda. Essa mesma estatal asiática já tinha adquirido a asiática Noble, um pouco antes. Como a Nidera e a Noble tinham negócios em Ponta Grossa, ambas as unidades passaram a se chamar Cofco na cidade: a Nidera como ‘Cofco Brasil’ e a Noble como “Cofco Internacional’. A informação de que a Cofco avaliava vender a Nidera ‘vazou’ em agosto de 2017, enquanto que a aquisição, por parte da Syngenta, dessas unidades da Cofco na América Latina, foi iniciada em novembro do ano passado. A Syngenta, aliás, que foi adquirida, em 2017, pela chinesa ChemChina.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE