PUBLICIDADE

Estudo revela setores com alto potencial de inovação tecnológica em PG

Agronegócio, química e materiais, mecatrônica e TIC são as áreas prioritárias em Ponta Grossa

Imagem ilustrativa da imagem Estudo revela setores com alto potencial de inovação tecnológica em PG
-

Foram apresentados, nesta terça-feira, os resultados preliminares do estudo do mapeamento do ecossistema de inovação do município. O primeiro workshop, apresentado pela Fundação CERTI, que realizou o estudo, revelou a definição dos setores estratégicos, dos quais apresentam mais potencialidades em Ponta Grossa e região. O estudo demandou de um investimento de R$ 95 mil, em um contrato de prestação de serviços firmado entre a Prefeitura de Ponta Grossa e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). No encontro, realizado na sede do Sebrae no município, lideranças locais observaram que a cadeia do agronegócio, química e materiais, mecatrônica e TIC são as áreas prioritárias no município. 

 “A pesquisa utiliza a metodologia Delta Opportunity, que revela as vocações socioeconômicas das microrregiões. Mas não só a vocação econômica, mas também o que há dentro das academias e na tecnologia da informação e comunicação, olhando esses três eixos”, explica o consultor Marlon Farias. Segundo ele explica este é um trabalho iniciado muito antes deste ano, já a partir da reunião com entidades. “Esse grupo já vem discutindo há, pelo menos, quatro anos, de como melhorar a inovação na cidade”, completa. 

Esta foi apenas uma primeira etapa. Para os próximos meses estão programados mais dois workshops, para, em dezembro, apresentar o plano estratégico. “Nas próximas fases serão elaborados um planejamento estratégico, de como melhorar o ecossistema de inovação para estes setores estratégicos delimitados”, informa.

O Secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Paulo Henrique Carbonar, ressalta a necessidade do debate para o avanço dos estudos. “Daqui cerca de um mês será realizado o próximo workshop, onde serão analisadas cada uma destas áreas e aprofundadas algumas vertentes, como, por exemplo, estágio das instituições de ensino nestes setores, políticas públicas, entre outros. Nestas mesmas vertentes será estabelecido o planejamento das macro estratégias. Este estudo nos respaldará na atração de investimentos vocacionados para todo o Município”, destaca.

Intenção é realizar o desenvolvimento de mão de obra local

Mais do que apontar as potencialidades, como servir de um atrativo para empresas de tecnologia ligadas a este setor, o principal objetivo da delimitação é fomentar o desenvolvimento local, junto com as instituições de ensino. “A intenção principal é que surja, aqui de dentro mesmo, uma empresa do setor de tecnologia para prestarem serviços aos quatro setores. Por isso a academia é importante; pode até surgir de uma tese, de um projeto de TCC, que vai para uma incubadora, depois para uma aceleradora e, posteriormente, pode ter um investidor”, esclarece Farias.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE