Debates
A proposta das eleições e as demandas da população
Da Redação | 04 de outubro de 2024 - 01:53
O “Pacto Eleições no Caminho da Paz” tem o objetivo de garantir que as Eleições 2024 transcorram de forma segura, igualitária, inclusiva, livre de desinformação e de discurso de ódio. Muito embora alguns candidatos adotem posturas em desacordo com a legislação eleitoral, com o desrespeito de regras, disseminação de fake news, e outras irregularidades, cabe ao eleitor mostrar, nas urnas, a síntese do político que irá representá-lo nos próximos quatro anos.
Faltam 48 horas para os ponta-grossenses irem às urnas votar. O momento é muito especial e extremamente importante para o futuro da cidade. O fato de ir votar, no próximo domingo, tem um sentido muito mais amplo. O voto certo, em propostas certas, pode garantir quatro anos de crescimento socioeconômico, desenvolvimento contínuo, sobra de empregos, mais segurança, excelentes escolas e muita qualidade de vida. O voto errado, em propostas equivocadas, pode travar o crescimento da cidade, aumentar os índices de crimes e violências, recrudescer o desemprego, fechar empresas, aumentar o número de favelas, entre outras consequências.
Ponta Grossa se tornou a quarta cidade do Paraná em geração de riqueza, com um Valor Adicionado de R$ 19,4 bilhões. Para 2025, o Município prevê um orçamento próximo a R$ 2 bilhões. Esses são alguns números que mostram o momento de pujança econômica da ‘Princesa dos Campos Gerais’, o que atrai olhares de diversas empresas que buscam novos investimentos. Isto reflete em geração de emprego e de riquezas para a cidade que completa 201 anos.
Mas, existem problemas que os políticos que concorrem aos cargos eletivos e os eleitores não podem ignorar. Nunca, em seus 201 anos, o Município viveu períodos tão difíceis por conta da guerra entre grupos que querem controlar o tráfico de substâncias entorpecentes. O resultado desta insanidade é o número elevado de homicídios.
Além da questão de segurança, outros dois assuntos que direcionaram o discurso dos candidatos ao Poder Executivo são a saúde e o transporte. O primeiro tema sempre foi muito espinhoso por conta de diversos fatores. Em relação ao serviço de ônibus, a proposta de um novo edital de concessão potencializou o debate entre os concorrentes.
No domingo (6), mais de 259 mil eleitores vão votar, em Ponta Grossa. É uma oportunidade de melhorar o que já está bom, de corrigir o que está errado e de garantir um novo ciclo de prosperidade para a cidade. A decisão está nas mãos do eleitor.