A pandemia e o silêncio

Por Luís Fernando Lopes

Necessidade nem sempre percebida por todos, o silêncio, como expressa o jargão, é paradoxalmente uma prática eloquente. Silenciar interna e externamente é necessário, ainda que nem sempre o contexto no qual vivemos favoreça.

Como fazer silêncio imerso em tanto barulho. São os sons da cidade, dos carros, dos equipamentos que utilizamos, dos computadores, celulares, eletrodomésticos e a lista continuaria crescente exponencialmente.

Entretanto, esses barulhos talvez não sejam os mais perturbadores. As preocupações interiores que carregamos, o diálogo ininterrupto que realizamos conosco mesmos sobre nossas contas, compromissos, trabalho, amores, paixões, entre outras, acabam por nos afastar de nós mesmos. Há tempo e espaço para muitas coisas no diálogo interior, mas o eu interior que conversa consigo mesmo parece estar distraído, desligado de si, preocupado, ocupado demais para realmente falar consigo.

Para citar uma ideia já conhecida: sentimo-nos como se tivéssemos sido “roubados de nós mesmos”. Mas o que ou quem provocou ou está provocando isso?

Talvez você esteja pensando nos barulhos externos, nas obrigações, nos compromissos, nos prazos, que provavelmente são fatores que conduzem a essa situação de distanciamento de si, ainda que todas essas ações sejam feitas com o intuído de ser reconhecido, valorizado, estimado. Contudo, não obstante, a importância do trabalho e a necessidade de manter as contas em dia, é preciso se perguntar: o que realmente importa? Afinal, só temos uma vida, ou no máximo poderemos viver uma vida de cada vez, dependendo da crença pessoal.

Então, será que no meio de tantos compromissos e preocupações, barulhos, contas, tarefas, não é possível arranjar algum tempo e espaço para devolver-se a si mesmo? Conseguir tempo e espaço para o silêncio interior para a autoconsciência que, além de nos tornar mais cientes das próprias qualidades e limites, provavelmente nos auxiliará em nosso relacionamento com os outros e com o planeta.

Excesso de barulho exterior ou interior pode ser uma forma de fugir do encontro consigo mesmo. O silêncio interior poderá ser um grande remédio contra a indiferença. O ser humano importa. Há pessoas sofrendo perto e longe de nós, mas se não encontramos tempo e espaço para nós mesmos, atenção para o que realmente somos como será possível importar-se com os outros? 

Você já se deu ou ainda se dá conta ao acordar dos sons da natureza? O canto dos pássaros, o barulho do vento... Ou ainda apenas escuta os carros que saem um a um do seu condomínio, que passam na rua, os passos pesados no corredor, as portas batendo, o som alto do vizinho...Barulhos que nos afastam de nós e nos recordam as próprias preocupações e ocupações, mesmo que seja possível realizá-las a partir de casa.

A pandemia nos forçou a ficar mais tempo dentro de casa, mas não necessariamente nos conduziu para dentro de nós mesmo. Esse caminho precisa ser trilhado caso contrário de que adiantará todo o reconhecimento e sucesso se eles nos afastarem do nosso eu interior. Então, que tal praticar um pouco o silêncio interior?

Luís Fernando Lopes é Doutor em Educação e Professor do Curso de Filosofia, da Área de Humanidades do Centro Universitário Internacional UNINTER

Confira seu horóscopo deste domingo (03/10)

Confira seu horóscopo deste domingo (03/10)...

Moda : Um ciclo incessante de inovação

Moda : Um ciclo incessante de inovação...

Confira a Coluna RC deste sábado (02-10)

Confira a Coluna RC deste sábado (02-10)...

Confira seu horóscopo deste sábado (02/10)

Confira seu horóscopo deste sábado (02/10)...

Prefeitura promove curso de Mecânica Automotiva

Prefeitura promove curso de Mecânica Automotiva...

Final de semana deve ser de muita chuva em PG

Final de semana deve ser de muita chuva em PG...

Confira a Coluna Ponta Lagoa dessa semana (02/10)

Confira a Coluna Ponta Lagoa dessa semana (02/10)...

Uma Diocese em missão amazônica

Uma Diocese em missão amazônica...

Confira as vagas de emprego desta segunda-feira (04/10)

Confira as vagas de emprego desta segunda-feira (04/10)...

HU-UEPG trabalha com atenção integral à saúde do idoso

HU-UEPG trabalha com atenção integral à saúde do idoso...

SMCSP apresenta novas viaturas da GCM

SMCSP apresenta novas viaturas da GCM...

Concurso da Polícia Civil do PR acontece neste domingo

Concurso da Polícia Civil do PR acontece neste domingo...

Polícia flagra 'dupla do tráfico' em bairro de PG

Polícia flagra 'dupla do tráfico' em bairro de PG...

A importante aprovação do ensino domiciliar

A importante aprovação do ensino domiciliar...
Comentários

Deixe uma resposta

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Últimas Notícias

Capa do Dia

CHARGE DO DIA

REDES SOCIAIS