PUBLICIDADE

Desenvolvimento pessoal instantâneo

Imagem ilustrativa da imagem Desenvolvimento pessoal instantâneo

Por Gustavo Brandão

Estava pensando em um título para escrever a vocês, algo que chamasse a atenção com um forte impacto. No entanto, fui surpreendido com o seguinte auto-questionamento:  Atualmente, onde os títulos são lidos, e as matérias esquecidas, dentro desse aspecto observado, perde-se o ponto central do meu objetivo aqui. Logo você entenderá melhor, vamos avançar.

Acredito que você já deve ter lido por aí: Fique rico em duas semanas; faça esse curso e mude sua vida em um mês; encontramos a cura da alta produtividade; prepare esse miojo em 3 minutos e fique alimentado por uma semana. Imagine todos esses cursos com muita cor e músicas para corrida. Uma verdadeira explosão sensorial.

Chega aqui comigo, sabemos que não é bem assim que as coisas funcionam. Não é falta de otimismo, não. Seria presunção de nossa parte achar que todo mundo sabe a realidade sobre a falta de sentido em buscar mudanças significativas em um curso de apenas um mês. Tudo isso precisa ser rápido, muito rápido.

Aproveitando o senso de urgência, e até mesmo de inocência de muitas pessoas, muitos PDP (Paladinos do Desenvolvimento Pessoal) se levantam para que você coloque a mão no bolso e invista no crescimento instantâneo com fórmulas mágicas.

Ora, mas porque que buscamos métodos instantâneos? Existem vários fatores. Vou elencar dois elementos que, talvez, não seja o mais motivador, nobre e pueril que você está pensando: 

Querer ter, antes de ser; Parecer ser. 

Pois é. Acredito que você concorda comigo, ao menos dentro desses aspectos. Já ouviu aquela frase - resumida - mais ou menos assim? "Uma geração forte, produz uma geração fraca".  Por isso “parecer algo” e  “querer ter antes de ser” é um dos obstáculos do Desenvolvimento Pessoal. Esse é um jogo de longo prazo, cada etapa em sua devida proporção. 

Se não temos paciência para ler um livro todo, como teremos ferramentas (emocional e intelectual) para lidar com situações mais complexas internas? Desafio que já começamos em desvantagem. Gastamos significativa (se não toda) energia em parecer ser alguém relevante, bem como “ter antes de ser”- e não basta ter, preciso mostrar que tenho - que sobra pouca ou nenhuma energia para focar em algo de maneira disciplinada, de buscar efetivamente aprimorar-se e avançar. 

O desenvolvimento de verdade, aquele visceral, que busca êxito nas masmorras mais profundas de nossa mente, requer muito trabalho, perseverança e comprometimento. Isto não pode soar muito inspirador, é muito trabalhoso, você deve pensar, ou até pior: "Ade piá, mas deixa assim do jeito que está, tá louco de bão". 

É importante ser grato pelo o que está vivendo, no entanto, é fácil confundir ser grato com estar acomodado. No fundo nós sabemos que poderíamos ter feito "um algo a mais”, mas assim do jeito que está, tudo bem - vamos levando né? - aos trancos e barrancos. 

Todo dia temos a oportunidade de se desenvolver e aprimorar. O erro faz parte do crescimento. A matéria prima do desenvolvimento é buscar ser melhor que ontem. Não precisamos investir milhares de reais para absorver,  compreender e colocar em prática o que aprendemos. 

Paciência, todos temos um timing, não permita que a ansiedade ou qualquer movimento interno sabotador faça com que esqueça isto. Instale-se na realidade, pois é no mundo real e não no mundo ideal criados em nossa mente, que progredimos. Escrevo para você pois é o que vivencio todos os dias. Nem sempre tenho êxito, mas sempre tenho um novo dia para tentar novamente, e você também terá. 

Como dica pessoal digo para você: siga pessoas, tenha referenciais, mentores e mentoras. Aqui em Ponta Grossa temos pessoas incríveis, que respiram essa realidade. Encontre elas e as acompanhe, vai lhe ajudar muito, ouso até dizer que pode ser um divisor de águas em sua vida. De instantâneo, bom, o miojo já está ótimo, eu gosto do de carne, tem menos gosto de isopor. Servido(a)?

Gustavo Brandão é leitor do Jornal da Manhã

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DEBATES

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE