Desenvolvimento pessoal instantâneo

Por Gustavo Brandão

Estava pensando em um título para escrever a vocês, algo que chamasse a atenção com um forte impacto. No entanto, fui surpreendido com o seguinte auto-questionamento:  Atualmente, onde os títulos são lidos, e as matérias esquecidas, dentro desse aspecto observado, perde-se o ponto central do meu objetivo aqui. Logo você entenderá melhor, vamos avançar.

Acredito que você já deve ter lido por aí: Fique rico em duas semanas; faça esse curso e mude sua vida em um mês; encontramos a cura da alta produtividade; prepare esse miojo em 3 minutos e fique alimentado por uma semana. Imagine todos esses cursos com muita cor e músicas para corrida. Uma verdadeira explosão sensorial.

Chega aqui comigo, sabemos que não é bem assim que as coisas funcionam. Não é falta de otimismo, não. Seria presunção de nossa parte achar que todo mundo sabe a realidade sobre a falta de sentido em buscar mudanças significativas em um curso de apenas um mês. Tudo isso precisa ser rápido, muito rápido.

Aproveitando o senso de urgência, e até mesmo de inocência de muitas pessoas, muitos PDP (Paladinos do Desenvolvimento Pessoal) se levantam para que você coloque a mão no bolso e invista no crescimento instantâneo com fórmulas mágicas.

Ora, mas porque que buscamos métodos instantâneos? Existem vários fatores. Vou elencar dois elementos que, talvez, não seja o mais motivador, nobre e pueril que você está pensando: 

Querer ter, antes de ser; Parecer ser. 

Pois é. Acredito que você concorda comigo, ao menos dentro desses aspectos. Já ouviu aquela frase - resumida - mais ou menos assim? "Uma geração forte, produz uma geração fraca".  Por isso “parecer algo” e  “querer ter antes de ser” é um dos obstáculos do Desenvolvimento Pessoal. Esse é um jogo de longo prazo, cada etapa em sua devida proporção. 

Se não temos paciência para ler um livro todo, como teremos ferramentas (emocional e intelectual) para lidar com situações mais complexas internas? Desafio que já começamos em desvantagem. Gastamos significativa (se não toda) energia em parecer ser alguém relevante, bem como “ter antes de ser”- e não basta ter, preciso mostrar que tenho - que sobra pouca ou nenhuma energia para focar em algo de maneira disciplinada, de buscar efetivamente aprimorar-se e avançar. 

O desenvolvimento de verdade, aquele visceral, que busca êxito nas masmorras mais profundas de nossa mente, requer muito trabalho, perseverança e comprometimento. Isto não pode soar muito inspirador, é muito trabalhoso, você deve pensar, ou até pior: "Ade piá, mas deixa assim do jeito que está, tá louco de bão". 

É importante ser grato pelo o que está vivendo, no entanto, é fácil confundir ser grato com estar acomodado. No fundo nós sabemos que poderíamos ter feito "um algo a mais”, mas assim do jeito que está, tudo bem - vamos levando né? - aos trancos e barrancos. 

Todo dia temos a oportunidade de se desenvolver e aprimorar. O erro faz parte do crescimento. A matéria prima do desenvolvimento é buscar ser melhor que ontem. Não precisamos investir milhares de reais para absorver,  compreender e colocar em prática o que aprendemos. 

Paciência, todos temos um timing, não permita que a ansiedade ou qualquer movimento interno sabotador faça com que esqueça isto. Instale-se na realidade, pois é no mundo real e não no mundo ideal criados em nossa mente, que progredimos. Escrevo para você pois é o que vivencio todos os dias. Nem sempre tenho êxito, mas sempre tenho um novo dia para tentar novamente, e você também terá. 

Como dica pessoal digo para você: siga pessoas, tenha referenciais, mentores e mentoras. Aqui em Ponta Grossa temos pessoas incríveis, que respiram essa realidade. Encontre elas e as acompanhe, vai lhe ajudar muito, ouso até dizer que pode ser um divisor de águas em sua vida. De instantâneo, bom, o miojo já está ótimo, eu gosto do de carne, tem menos gosto de isopor. Servido(a)?

Gustavo Brandão é leitor do Jornal da Manhã

“Nunca se esqueça das suas origens”, diz Aliel Machado

“Nunca se esqueça das suas origens”, diz Aliel Machado...

Juca Sloboda toma posse para o terceiro mandato na Acipg

Juca Sloboda toma posse para o terceiro mandato na Acipg...

Prefeitura de Piraí coloca 150 lixeiras nas ruas da cidade

Prefeitura de Piraí coloca 150 lixeiras nas ruas da cidade...

Vereadora de Castro participa da Executiva do MDB Mulher

Vereadora de Castro participa da Executiva do MDB Mulher...

Confira seu horóscopo para esta sexta-feira (07/02)

Confira seu horóscopo para esta sexta-feira (07/02)...

Klabin realiza investimento de R$ 1,27 bi em Ortigueira

Klabin realiza investimento de R$ 1,27 bi em Ortigueira...

Charge da edição desta sexta-feira (07/02/2020) do JM

Charge da edição desta sexta-feira (07/02/2020) do JM...

TST nega vínculo de emprego entre Uber e motorista

TST nega vínculo de emprego entre Uber e motorista...

As queixas contra o INSS

As queixas contra o INSS...

Fluxo de passageiros nos voos comerciais em PG cresce 150%

Fluxo de passageiros nos voos comerciais em PG cresce 150%...

Alunos das escolas de Tibagi recebem kits escolares

Alunos das escolas de Tibagi recebem kits escolares...

Colégio Lobo Ponta Grossa abre novo pré-vestibular anual

Colégio Lobo Ponta Grossa abre novo pré-vestibular anual...

Adolescente é apreendido com LSD em Ponta Grossa

Adolescente é apreendido com LSD em Ponta Grossa...

Zoonoses retira gatos de casa no Jardim Canaã

Zoonoses retira gatos de casa no Jardim Canaã...
Comentários

Deixe uma resposta

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Últimas Notícias

Capa do Dia

CHARGE DO DIA

REDES SOCIAIS