Cotidiano
Sepam conquista 12 primeiros lugares no PSS 2025 da UEPG
Alunos comemoraram aprovações nos mais diversos cursos da UEPG, com os estudantes do colégio conquistando mais de uma vaga em diversas áreas de ensino
João Bobato | 19 de dezembro de 2025 - 06:40
Colégio com mais de 80 anos de tradição de ensino junto à comunidade ponta-grossense, o Sepam contribuiu com inúmeras aprovações de alunos no Processo Seletivo Seriado (PSS) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O resultado foi divulgado na tarde dessa quinta-feira, e uma grande festa foi realizada para que os alunos pudessem comemorar, junto com os professores, as suas aprovações. No total, os alunos do Sepam obtiveram 12 primeiros lugares.
Luiz Frederico Petla, professor de biologia e coordenador do Sepam Vestibulares, destacou que os alunos do colégio conquistaram muitas vagas nos mais diversos cursos, como por exemplo Odontologia, Agronomia, Direito, Arquitetura, Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Engenharia de Software, Farmácia, Educação Física, Enfermagem, Engenharia de Computação, Jornalismo, Letras, entre outros. “Então, por exemplo, de Agronomia nós tivemos 60% das vagas, de Direito matutino foram 25% das vagas; de Odonto foram 40% das vagas, todas universais”, resumiu.
A aluna Nathalia Henrique assegurou a sua vaga em um dos cursos de engenharia, na área Civil. Ela disse que tinha a expectativa de passar, mas ficou bastante nervosa na hora da divulgação do resultado. “Estudei muito e cada hora do estudo valeu a pena, cada simulado. É muito gratificante estar aqui”, disse ela, com expectativas para a sua nova etapa na vida. “Espero muito sucesso”, respondeu, ao ser questionada sobre o que esperava com o curso.
Outro aluno Sepam que teve sucesso nesse PSS 2025 foi Caio Augusto Fernandes, que obteve sua vaga em Engenharia de Software. Mais do que essa vaga, ele também estava celebrando a conquista na EsPCEx, que é a Escola Preparatória de Cadetes do Exército. Tudo fruto de muito esforço, segundo ele. “É indescritível a sensação, foi muito esforço, me dediquei muito, estudei pra caramba, virei muitos dias estudando”, disse ele. “Espero muito sucesso e muita graça de Deus”, completou ele, quando questionado sobre o que esperava sobre o futuro com essas aprovações.
O professor de educação física do Sepam, Pedro Henrique Velasco Geronimo, estava celebrando as diversas conquistas das vagas por parte dos alunos do Sepam, e outra em especial: a aprovação de seu filho. “Quando chegam nesse prédio, eles se transformam, começam a estudar; até na vida deles mesmo, estudam mais. E eles merecem o resultado, podem ter certeza disso. Um pouco a culpa é nossa, mas o mérito é deles”, reforçou.
Metodologia de ensino com avaliação diária faz a diferença
Para o professor Luiz Frederico Petla, a metodologia de sucesso do Sepam se refere às famosas ‘ADs’, que são as ‘Avaliações Diárias’. “O aluno que estuda no Sepam, ele é ensinado, desde o Fundamental, a estudar no contraturno. Porque todos os dias os alunos têm uma série de exercícios que são selecionados pelos professores, são enviados para eles, eles têm que resolver e devolver no outro dia. Quando eles chegam no cursinho, eles já sabem estudar, o que facilita muito a vida deles no contraturno. E isso auxilia eles também quando entram na faculdade”, acrescentou.