Cotidiano
Santa Casa homenageia familiares de doadores de órgãos em PG
Em alusão à data, a Santa Casa de Ponta Grossa promoveu a tradicional homenagem aos familiares dos doadores do último ano.
Da Redação | 30 de setembro de 2025 - 09:19

No último sábado, 27 de setembro, celebramos o Dia Nacional de Doação de Órgãos, data instituída pelo Ministério da Saúde para reforçar a importância da solidariedade de doar órgãos e tecidos, um gesto que transforma e salva muitas vidas.
Em alusão à data, a Santa Casa de Ponta Grossa promoveu a tradicional homenagem aos familiares dos doadores do último ano. Em 2024 a Instituição registrou 24 doadores que possibilitou a doação para 48 pessoas, já em 2025, até agosto, a instituição contou com 19 doadores efetivos, possibilitando que 42 pacientes recebessem uma nova chance de vida.
A assistente social Krishna de Campos destacou o impacto das ações de conscientização realizadas em setembro: “Cada família que autoriza a doação transforma sua dor em esperança para outras pessoas. Esse assunto, por mais que seja delicado, precisa estar na conversa de almoço de domingo ou na reunião com amigos. ”
O provedor da Santa Casa, Juarez Antônio Carvalho, reforçou o compromisso do Hospital com a causa: “Nós enquanto Instituição de Saúde temos o compromisso de acolher, orientar e dar todo o suporte para que esse gesto tão nobre seja possível. ”
Viralização nas redes sociais
Um dos momentos mais marcantes foi a despedida do jovem Eduardo, paciente que recebeu um corredor de honra, no último dia 20/09, antes da captação de seus órgãos.
O vídeo da homenagem viralizou nas redes sociais, com audiência de mais de 1 milhão de visualizações. O material teve alcance nos estados: Alagoas, Amazonas, Bahia, Brasília, Ceará, Fortaleza, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins.
Para Marcela, Gerente de Desenvolvimento Institucional, essa visibilidade foi um marco para a campanha de Doação de Órgãos: “conseguimos atingir milhões de brasileiros graças ao nobre ato da família de Eduardo, com isso conseguimos inserir o assunto referente à doação de órgãos nas rodas de conversas de todos os brasileiros. ”
A homenagem vem alcançando milhões de pessoas e despertando reflexões profundas sobre amor ao próximo, solidariedade e a importância da doação reafirmando a missão da Santa Casa de valorizar a vida, reconhecer a coragem das famílias e incentivar cada vez mais pessoas a dizerem “sim” à doação de órgãos.
Entenda a doação de órgãos
A doação de órgão é um ato voluntário de solidariedade e amor ao próximo.
Quem pode ser doador?
Doadores vivos: os doadores vivos podem doar um rim, parte do fígado, parte do pulmão ou medula óssea. Geralmente familiares ou pessoas com compatibilidade genética.
Doadores falecidos: pessoas em morte encefálica, com consentimento da família, podem ter múltiplos órgãos aproveitados. Uma única pessoa pode ajudar até 8 pessoas.
Como se tornar um doador?
Expressar sua vontade: informe sua família sobre o desejo de ser doador, mesmo que você registre formalmente, a família será consultada no momento do possível transplante.
Onde buscar informações?
Central de transplante do Paraná: (41) 3304-1900.