PUBLICIDADE

Direito-UEPG inaugura laboratório de informática para práticas jurídicas

O novo espaço está localizado no Campus Oficinas (Edifício Fausi Azis Chagury, anexo ao Cine-Teatro Pax) na sala 1E.

Laboratório multi-usuário tem propósito em inovar com tecnologia no Direito.
Laboratório multi-usuário tem propósito em inovar com tecnologia no Direito. -

O curso de Direito da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG),  inaugurou na última segunda-feira (11) o Laboratório de Tecnologia e Inovação em Direito (LegalTechLab), por meio do Centro de Pesquisa e Pós-graduação na área (Ceppodi). O novo espaço está localizado no Campus Oficinas (Edifício Fausi Azis Chagury, anexo ao Cine-Teatro Pax) na sala 1E.

O vice-reitor da UEPG, professor Ivo Mottin Demiate, que participou da inauguração, considera que o investimento em um novo espaço dentro da Universidade é motivo de alegria para todos. “O espaço está bem organizado e conta inicialmente com 15 computadores com toda infraestrutura necessária para as atividades da área do Direito. Será um local muito bem utilizado pelos alunos do curso, principalmente para os estudantes do mestrado”, completa.

Segundo a diretora do Setor de Ciências Jurídicas, professora Adriana Timóteo dos Santos, os alunos de graduação também poderão utilizar o espaço para aulas de prática forense penal e civil, além da possibilidade de simular petições e pesquisar jurisprudências, por exemplo. “Estamos com uma expectativa grande de conquistar a nota máxima nas próximas avaliações do curso de graduação, já que a falta de um laboratório de informática sempre pesou”, conta.

“O nosso laboratório tem por objetivo trazer a prática de uma maneira mais integrada ao dia-a-dia do estudante de Direito”, explica o coordenador do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Direito, professor João Irineu de Resende Miranda. Segundo ele, os alunos poderão realizar pesquisas, utilizar softwares próprios, simular processos, realizar tratamento de dados e trabalhar no desenvolvimento de produtos técnicos e tecnológicos do mestrado em Direito. “O laboratório também vai servir de apoio para os grupos de pesquisa, tanto da pós-graduação quanto do Setor de Ciências Jurídicas em geral, já que é multi-usuário, ou seja, teremos ações projetadas para atender a comunidade, bem como pesquisadores de outras áreas da UEPG”, completa.

LABORATÓRIO - O coordenador do LegalTechLab será o professor Fabrício Bittencourt. Para ele, além de ser um laboratório multi-usuário, o novo espaço será dedicado à inovação e tecnologia no âmbito do Direito. “Isso significa que nós podemos aprender, podemos ensinar novas tecnologias ou metodologias, como por exemplo o ‘Legal Design’, o direito visual que é chamado por nós de ‘Visual Law’”, explica.

Bittencourt disse ainda que o laboratório será um lugar que gera interconexões institucionais, “ou seja, nós podemos fazer parcerias com laboratórios de outras instituições, nacionais e estrangeiras, pensando em projetos conjuntos e em ações dos nossos alunos nas outras instituições, e vice e versa. Nós também podemos preparar a mentalidade do nosso acadêmico de Direito aqui no interior do Paraná para refletir sobre projetos que sejam internacionais”, finaliza.

Também participaram da inauguração o pró-reitor de Pesquisa e Pós Graduação, professor Renê Hellman; o chefe de gabinete da UEPG, professor Rauli Gross; a chefe da Procuradoria Jurídica (Projur), professora Adriana Campagnoli; o diretor adjunto do Setor de Ciências Jurídicas, professor Marcelo Alves da Silva; e o vice-coordenador da Pós-graduação, professor Antônio Cesar Bocheneck.

Com informações da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE