PUBLICIDADE

Arapoti realiza Audiência Pública para debater pavimentação rural

Prefeitura debateu um projeto de asfalto da estrada de acesso ao Bairro Capão Bonito. Serão aproximadamente 7,4 quilômetros pavimentação

O prefeito Irani Barros (PSD) abriu a audiência destacando os benefícios aos moradores
O prefeito Irani Barros (PSD) abriu a audiência destacando os benefícios aos moradores -

Escoamento da produção e tráfego seguro, esses são alguns pilares que motivam o trabalho de conservação das estradas rurais. No entanto, neste ano, através do Programa “Estradas da Integração”, a Prefeitura Municipal de Arapoti, juntamente com o Governo do Estado, traçam como objetivo elevar o nível da qualidade das vias utilizadas pelo homem do campo. O sonho do asfalto chega à zona rural do município, com seu primeiro projeto de pavimentação em CBUQ em estrada de chão.

Uma Audiência Pública, realizada na terça-feira (12), reuniu Poder Executivo, Legislativo e comunidade para apresentação do projeto de asfalto da estrada de acesso ao Bairro Capão Bonito, via histórica que abriga a primeira casa construída por imigrantes espanhóis em terras arapotienses, datada em 1930, além de dezenas de famílias.

O prefeito Irani Barros (PSD) abriu a audiência destacando os benefícios aos moradores, como redução nos custos de manutenção dos veículos, mais segurança, valorização das propriedades, além da significativa melhora na qualidade de vida. Serão aproximadamente 7,4 quilômetros de asfalto.

A apresentação foi conduzida pelo engenheiro civil e secretário municipal de Infraestrutura, Leonardo Felipe, que expôs detalhes da melhoria, como bacias drenante para evitar a enxurrada de água nas lavouras, transposição de sarjeta, drenagem projetada pra controle de erosão, entre outros.

Também estiveram presentes o vice-prefeito Potinho, o presidente da Câmara de Vereadores, Maicon Pot, os vereadores Maria Olívia, Marineo Júnior, Romanti Moreira e Cleytinho, além do ex-prefeito Luiz Fernando de Masi e a comunidade do Capão Bonito.

O momento reforçou a participação da população, com a troca de opiniões a respeito da obra, apontamentos importantes para desenvolver um trabalho eficiente e duradouro para os usuários da estrada.

PROGRAMA ESTADUAL - Os trabalhos de conservação das estradas rurais são essenciais não apenas para garantir a trafegabilidade, mas também para a preservação de recursos naturais, como a água e o solo. As práticas integradas entre as estradas e as propriedades lindeiras desempenham um papel fundamental na prevenção e controle da erosão, além de reduzir o transporte de solo e água para os cursos d'água. Por outro lado, danos nas estradas rurais comprometem diretamente o desenvolvimento econômico e social das comunidades rurais.

Com a consciência dessa realidade, o Governo do Estado criou o Programa Estradas da Integração, por meio do Decreto Estadual nº 6515/2012. O objetivo é implementar uma gestão integrada das estradas rurais, alinhada aos sistemas conservacionistas das áreas afetadas. Esse programa visa otimizar os recursos e potencializar os resultados, respeitando as especificidades e normas de cada localidade.

Com informações da assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE CAMPOS GERAIS

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE