Região amplia saldo de empregos neste início de ano

Entre os 19 municípios que compõem a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), 37% ficaram entre os cinquenta municípios paranaenses que mais criaram emprego no primeiro trimestre de 2021

Após queda nos postos de trabalho em dezembro do último ano, a região dos Campos Gerais apresentou o maior saldo de empregos no primeiro trimestre de 2021, com destaque para o mês de fevereiro. Nos três meses foram 5. 572 novos postos nos Campos Gerais, sendo, somente em fevereiro, 3.301 na região. Neste mesmo mês foram contabilizados 41.626 no Paraná e 395.166 no Brasil. “O crescimento foi conjunto no Estado e no país”, esclarece a economista e pesquisadora da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Augusta Pelinski Raiher. Os dados foram repassados na tarde desta quinta-feira e fazem parte do boletim da dinâmica do emprego na região do Núcleo de Economia Regional e Políticas Públicas (Nerep).

Entre os 19 municípios da região que compreendem a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), 37% ficaram entre os cinquenta municípios paranaenses que mais criaram emprego no primeiro trimestre de 2021. Na classificação obtida no ranking estadual, Ponta Grossa ficou em 8º lugar, seguida por Ortigueira (23º), Jaguariaíva (35º.), Castro (38º), Telêmaco Borba (44º), Arapoti (49º) Tibagi (48º).  

O destaque da criação de emprego foi dado a Ortigueira ao “analisar a dinâmica de todos os municípios paranaenses versus os dos Campos Gerais em março de 2021”. Ortigueira contou com a criação de 164 novas vagas. “As novas vagas envolvem vários setores. Mas a construção civil devido as novas instalações da Klabin aqueceram a demanda do município”, justifica o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Ariel Cionek, citando ainda o departamento de obras que abriu vagas para motoristas. O secretário prevê ainda um incremento nesses números nos próximos meses. “O Parque Industrial está entre os projetos da nova administração”, adianta.

Conforme o relatório repassado pelo Nerep, comparativamente a 2020, a região dos Campos Gerais apresentou uma criação maior de emprego no primeiro trimestre de 2021 (5.572) do que em 2020 (3.684), com 1.888 vagas a mais, indicando uma tendência de crescimento para os meses subsequentes. 

Dos três primeiros meses, março foi o que apresentou dados menos satisfatórios na região,  contabilizando 0,35% de incremento de emprego, enquanto o Paraná auferiu 0,41% e o Brasil 0,46%. Para a economista da UEPG, estes números se devem a rigidez das medidas restritivas nos municípios dos Campos Gerais, proveniente do aumento dos casos de covid-19. “Com efeito, o principal polo gerador de emprego e renda da região – Ponta Grossa – apresentou altas taxas de contaminação e de óbitos em decorrência da Covid-19 e medidas mais fortes foram implementadas no final de fevereiro indo até meados de março de 2021”, aponta Augusta em seu relatório.

Entre os municípios que mais apresentaram queda no mês de março estavam Ponta Grossa, Telêmaco Borba e Curiúva, com menos 110, 168 e sete vagas respectivamente. Essa alta taxa em Telêmaco Borba fez desse município um dos que mais perderam postos em todo o Paraná. O secretário municipal de trabalho e indústria convencional de Telêmaco Borba, Elson Carlos Ferreira confirmou a pandemia como causa da queda de empregos no município. “Várias empresas prestadoras de serviço do projeto Puma da Klabin deixaram de realizar serviços devido aos números de casos de covid-19 que aumentaram”, relatou. Apesar da queda do mês, os serviços devem ser realizados em outra data. O secretário destacou que apenas uma empresa, deixou de gerar 118 postos em Telêmaco Borba. “Era pra ocorrer a instalação no início do ano e a pandemia travou”, conta.

Com informações da Assessoria de Imprensa

PG ganha usina termoelétrica a biogás nesta sexta

PG ganha usina termoelétrica a biogás nesta sexta...

Confira a Coluna RC desta sexta-feira (30-04)

Confira a Coluna RC desta sexta-feira (30-04)...

Confira seu horóscopo para esta sexta-feira (30/04)

Confira seu horóscopo para esta sexta-feira (30/04)...

Bakri exalta ações para o crescimento do Paraná

Bakri exalta ações para o crescimento do Paraná...

Lei do eliminador de ar não tem validade em PG

Lei do eliminador de ar não tem validade em PG...

Moção pede prorrogação da isenção do IPTU 2021

Moção pede prorrogação da isenção do IPTU 2021...

Uma mensagem para o Dia do Trabalhador

Uma mensagem para o Dia do Trabalhador...

Gerar empregos minimiza efeitos da pandemia

Gerar empregos minimiza efeitos da pandemia...

Construtora Rottas projeta 2,4 mil casas em Ponta Grossa

Construtora Rottas projeta 2,4 mil casas em Ponta Grossa...

Comércio de PG tem alta de 1,24% no 1º bimestre

Comércio de PG tem alta de 1,24% no 1º bimestre...

Usina termoelétrica a Biogás será inaugurada amanhã em PG

Usina termoelétrica a Biogás será inaugurada amanhã em PG...

Projeto Doce Lar constrói moradias para pessoas carentes

Projeto Doce Lar constrói moradias para pessoas carentes...

Começa no sábado a campanha de atualização dos rebanhos

Começa no sábado a campanha de atualização dos rebanhos...

Cadastro pela internet do Vale-Mercado começa nesta quinta

Cadastro pela internet do Vale-Mercado começa nesta quinta...
Comentários

Deixe uma resposta

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Últimas Notícias

Capa do Dia

CHARGE DO DIA

REDES SOCIAIS