Líderes do Sicredi discutem evolução do cooperativismo

Lideranças do Sicredi se reuniram de forma virtual no Fórum Nacional de Presidentes e Diretores Executivos

No dia 9 de setembro, o Sicredi – instituição financeira cooperativa com mais de 4,5 milhões de associados e atuação em 22 estados brasileiros e no Distrito Federal – realizou o Fórum Nacional de Presidentes e Diretores Executivos. O evento, que teve como principal foco os temas ligados ao novo ciclo de planejamento estratégico da instituição, reuniu representantes das cinco centrais e 108 cooperativas de crédito que integram o Sistema. No encontro foram realizados debates e compartilhamentos de reflexões sobre o futuro da instituição e do Cooperativismo de Crédito no Brasil. 

Neste ano, por conta da pandemia do novo conoravírus, o evento foi realizado em formato híbrido, com parte dos palestrantes em estúdio e os demais interagindo de forma online.

Na abertura, o presidente da SicrediPar, da Central Sicredi PR/SP/RJ e conselheiro do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (Woccu, na sigla em inglês), Manfred Alfonso Dasenbrock, abordou o lançamento do novo livro “A Trajetória do Sicredi - 2013 a 2019, a força do cooperativismo”, trazendo um histórico do crescimento pelo qual a instituição passou nos últimos anos. 

“Estamos vivendo um momento muito desafiador por conta da pandemia, mas nossa motivação e sentimento de união seguem mais fortes do que nunca. Acreditamos na força da cooperação, tão presente no nosso modelo de negócio, para superarmos as adversidades”, afirmou Manfred Dasenbrock, abrindo o dia de evento. “E é com alegria que lançamos a edição do livro A Trajetória do Sicredi que contempla os anos de 2013 a 2019, destacando  importantes marcos da nossa história nesse período, como a expansão do Sicredi, consolidando nossa presença nacional, e a cultura digital que já incluímos no nosso cotidiano e nos habilita a vivermos as transformações do sistema financeiro nacional”.

Após a apresentação de Manfred Dasenbrock, Paulo Sérgio Neves de Souza, diretor de Fiscalização do Banco Central do Brasil, convidado pelo Sicredi para participar do fórum, ministrou uma palestra sobre “Desafios e oportunidades do cooperativismo de crédito frente ao novo Sistema Financeiro Nacional”.

Na mesma manhã, João Tavares, diretor executivo do Banco Cooperativo Sicredi, e Mariana Gutheil, CEO e co-fundadora da NoOne, empresa de design estratégico para sucesso digital, realizaram uma apresentação sobre “Visão de futuro e Transformação digital”.

"Estamos atravessando um momento de transformação no qual já desenvolvemos diversas iniciativas tendo o associado no centro. Também estamos dentro do cronograma do Pix, nos preparando para entrar no open banking", explica. "E vivemos junto a isso uma transformação cultural, que acontece por meio valorização da nossa trajetória e do nosso diferencial, que é estar próximo dos associados, seja nas pequenas cidades, apoiando os pequenos produtores, empreendedores e pequenas, médias empresas, como na atuação nos grandes centros urbanos”.

Já no período da tarde, o principal momento foi a apresentação do painel de cases de boas práticas das cooperativas do Sicredi, cujo mote foi a melhor experiência de atendimento às necessidades dos associados, evolução do negócio e iniciativas ligadas à inclusão e diversidade, desenvolvimento local e sustentável. Em seguida, a palestra de Vinicius David, executivo de tecnologia no Vale do Silício e professor da Universidade da Califórnia em Berkeley, sobre “Liderança e inovação”, enriqueceu ainda mais o debate sobre os novos tempos. 

“Vivemos hoje uma quinta revolução industrial, fase que exige uma sinergia entre o capital humano e o potencial tecnológico. E, quando olhamos para o cooperativismo de crédito e para o Sicredi, assim como toda sua musculatura financeira, podemos enxergar a essência desta sinergia presente e que o setor está no caminho certo para prosperar nos próximos tempos. O que hoje o Sicredi tem feito para tornar o seu sistema moderno e digital e, ao mesmo tempo, preservando o seu legado é muito importante e condiz com a real essência do negócio”, afirma ele.

Ao final do dia, os participantes acompanharam a palestra de Evandro Kotz, gerente Jurídico do Sicredi que abordou a reforma tributária e os impactos no cooperativismo de crédito. Para Manfred Alfonso Dasenbrock, “no Sicredi, contamos com práticas de governança corporativa muito robustas e em sincronia com os ideais do nosso negócio em todas as regiões. Graças a este modelo, conseguimos realizar um alinhamento sistêmico das nossas decisões, mas com total respeito às realidades locais de cada cooperativa que integra o Sistema, fazendo valer, assim, a nossa bandeira de presença nacional, atuação regional”, explica. E encerra: “promovemos um dia de debate muito enriquecedor, que, sem dúvidas, reverterá em resultados positivos para o Sicredi e nossos associados e nos ajudará a seguir tomando as decisões sempre em linha com os princípios do cooperativismo nos levando assim a construir juntos uma sociedade mais próspera”.

Informações Assessoria de Imprensa

Governo define critérios para cota de importação de arroz

Governo define critérios para cota de importação de arroz...

Caixa paga auxílio emergencial para nascidos em maio

Caixa paga auxílio emergencial para nascidos em maio...

Nubank compra Easynvest e se torna líder em investimentos

Nubank compra Easynvest e se torna líder em investimentos...

Confira a Coluna RC desta Sexta-Feira (11-09)

Confira a Coluna RC desta Sexta-Feira (11-09)...

Confira seu horóscopo para esta Sexta-feira (11/09)

Confira seu horóscopo para esta Sexta-feira (11/09)...

Prefeitura proíbe corte de árvores por 30 dias em PG

Prefeitura proíbe corte de árvores por 30 dias em PG...

Setor de eventos de PG propõe protocolo para retorno

Setor de eventos de PG propõe protocolo para retorno...

Agências do INSS somente atenderão com agendamento

Agências do INSS somente atenderão com agendamento...

Zampieri e Aline conquistam respiradores para o PSM

Zampieri e Aline conquistam respiradores para o PSM...

Milla recebe nova diretoria da Associação Médica de PG

Milla recebe nova diretoria da Associação Médica de PG...

Mabel Canto lança pré-candidatura à Prefeitura de PG

Mabel Canto lança pré-candidatura à Prefeitura de PG...

Pegaí faz lançamento de livro no aniversário de PG

Pegaí faz lançamento de livro no aniversário de PG...

Fundação de Saúde atualiza casos da Covid-19 em PG

Fundação de Saúde atualiza casos da Covid-19 em PG...

Prestes apresenta o seu próximo empreendimento

Prestes apresenta o seu próximo empreendimento...
Comentários

Deixe uma resposta

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Últimas Notícias

Capa do Dia

CHARGE DO DIA

REDES SOCIAIS