Campos Gerais
Articulação política quer levar cursos da UEPG para municípios da região
O projeto busca a implantação de cursos da instituição no município, abrangendo São João do Triunfo e Antônio Olinto
João Bobato | 11 de março de 2026 - 06:55
O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, acompanhado do reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Miguel Sanches Neto, receberam lideranças municipais de São Mateus do Sul, São João do Triunfo e Antônio Olinto, além do deputado estadual Hussein Bakri, nessa segunda-feira (09). Em pauta, a possibilidade de levar cursos da UEPG para os municípios.
O projeto busca a implantação de cursos da instituição em São Mateus do Sul, abrangendo São João do Triunfo e Antônio Olinto. "Tivemos uma importante reunião, articulada pelo líder do governo, deputado Hussein Bakri. Estamos avançando no diálogo para a consolidação do projeto de ensino superior público e de qualidade para São Mateus do Sul e região, em parceria com São João do Triunfo e Antônio Olinto", explica a prefeita Fernanda Sardanha.
Estiveram presentes também os prefeitos Fabio Machiavelli e Mário Cezar, os vereadores de São Mateus do Sul Irineu Macuco, Marta e Gi do Celeiro, além do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Carlos Roberto Chaves, reforçando o compromisso conjunto com o futuro de São Mateus do Sul.
"Seguimos trabalhando para ampliar oportunidades para os nossos jovens, fortalecendo o desenvolvimento e garantindo mais acesso ao ensino superior. Seguimos trabalhando para que essa conquista se torne realidade", completa Fernanda.
Para o prefeito Mario Cezar, o projeto visa aumentar o acesso a cursos superiores em municípios de menor porte. "Estamos buscando uma forma de os municípios, em parceria, terem alguns cursos da universidade na região. Trazendo o ensino superior público para mais perto dos pequenos municípios", explica.
Em sua fala, o deputado Hussein Bakri reforça a importância da educação superior para o desenvolvimento dos municípios e do Estado. "O ensino superior público, gratuito e de qualidade é uma marca do Governo Ratinho Junior", afirma.
Ao final, Fernanda Sardanha agradeceu o apoio do deputado e do Governo do Estado pelo apoio ao desenvolvimento e o auxílio no crescimento da educação em São Mateus do Sul e demais municípios da região. "Agradeço ao deputado Hussein Bakri pela articulação e parceria nessa pauta tão importante para o desenvolvimento da nossa região", finaliza.
EDUCAÇÃO SUPERIOR FOI AMPLIADA COM CURSOS EM UNIÃO DA VITÓRIA
Em 1º de março, a Universidade Estadual do Paraná realizou o vestibular especial para os cursos que pertenciam ao antigo Centro Universitário de União da Vitória. A incorporação à instituição estadual foi oficializada em dezembro de 2025, após articulação do deputado estadual Hussein Bakri.
Ao todo, mais de 650 candidatos participaram da prova, o que representa cerca de 80% de adesão entre os inscritos. As vagas foram distribuídas entre os cursos de Administração, Educação Física, Odontologia, Sistemas de Informação e Engenharia Civil.
O secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, destacou a importância do momento. “Viemos celebrar o resultado do processo de incorporação dos cursos da Uniuv pela Unespar, que contou com um número de inscritos bastante expressivo”, afirmou.
RESUMO
Novas parcerias regionais: Lideranças de São Mateus do Sul, São João do Triunfo e Antônio Olinto articulam com a UEPG e o Governo do Estado a oferta de cursos superiores públicos para atender os municípios da região.
Foco no desenvolvimento: O projeto, mediado pelo deputado Hussein Bakri, visa descentralizar o ensino de qualidade, facilitando o acesso de jovens de cidades menores à universidade pública e gratuita.
Consolidação em União da Vitória: Como exemplo de expansão, a Unespar realizou um vestibular especial com alta adesão para cursos que foram incorporados à rede estadual em dezembro de 2025, abrangendo áreas como Odontologia e Engenharia Civil.