PUBLICIDADE

Prefeitura de Piraí do Sul investe em inclusão de crianças autistas

O treinamento foi planejado e conduzido pela coordenadora pedagógica Edilaine Precoma, responsável pela área de Educação Especial no município

O evento reuniu profissionais da rede municipal de ensino
O evento reuniu profissionais da rede municipal de ensino -

Na última semana aconteceu na Escola Municipal Pirahy, em Piraí do Sul, o V Treinamento para Atendentes Terapêuticas (ATs), com o tema “Caminhos da inclusão: a atuação das ATs no cotidiano escolar com crianças autistas!”. O evento reuniu profissionais da rede municipal de ensino com o objetivo de aprofundar conhecimentos e práticas voltadas à inclusão de estudantes neurodivergentes, especialmente aqueles com transtorno do espectro autista (TEA).

O treinamento foi planejado e conduzido pela coordenadora pedagógica Edilaine Precoma, responsável pela área de Educação Especial no município, com participação da assistente social Carina e do psicólogo Murilo. Segundo Edilaine, quando há um trabalho em conjunto com profissionais como psicólogo, assistente social, nutricionista, pedagogo e as próprias ATs, é possível oferecer um atendimento mais qualificado e humano. “Com apoio da gestora da pasta e do prefeito, conseguimos construir uma rede que acolhe e promove o desenvolvimento integral das nossas crianças neurodivergentes”, destacou.

A secretária municipal de Educação e Cultura, Daniela de Mattos Ribas, também esteve presente e reforçou o compromisso da gestão com uma educação cada vez mais inclusiva. “Sempre desejei que todas as crianças tivessem acesso a uma educação de qualidade. Estamos trabalhando para adaptar os recursos às necessidades psicopedagógicas de cada estudante”, afirmou.

Ela ainda lembrou que o município já adquiriu materiais específicos, como apostilas ampliadas para alunos com baixa visão, e que a formação contínua das atendentes terapêuticas é uma importante conquista para o avanço da inclusão escolar.

Além das capacitações regulares, a rede municipal conta com uma assessoria técnica especializada em Educação Especial, que oferece suporte pedagógico a professoras, diretoras e coordenadoras. Segundo Edilaine, novas ações estão previstas ainda para este ano, voltadas ao fortalecimento da parceria entre escola e família, além da orientação e apoio direto às mães, pais e responsáveis de alunos neuroatípicos.

O V Treinamento reafirma o compromisso da Prefeitura de Piraí do Sul com uma educação pública acolhedora, acessível e comprometida com o respeito às diferenças, garantindo que cada criança tenha seu direito de aprender valorizado e assegurado.

Com informações da assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE CAMPOS GERAIS

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE