PUBLICIDADE

Carambeí atrai recursos para retomar obras no Contorno Sul

Prefeita Elisangela Pedroso (PSB) destaca importância do projeto para a industrialização municipal

Prefeita Elisangela Pedroso (PSB) destaca importância do projeto para a industrialização municipal
Prefeita Elisangela Pedroso (PSB) destaca importância do projeto para a industrialização municipal -

Prefeita Elisangela Pedroso (PSB) destaca importância do projeto para a industrialização municipal

O município de Carambeí segue em busca de estratégias para dar continuidade ao Programa de Retomada do Crescimento Industrial, criado em 2021. Recentemente, a prefeita Elisangela Pedroso (PSB) se reuniu com o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Fernando Furiatti Sabóia. Na ocasião, foram anunciados recursos para viabilizar a retomada da obra do Contorno Sul, localizada na Estrada do Areião. A expectativa da administração é garantir melhorias no sistema viário para atrair novas empresas.

A chefe do Executivo destacou que o projeto, iniciado pela gestão anterior em 2018, foi abandonado após a desistência da empresa vencedora da licitação. Ao todo, já foram aplicados cerca de R$ 1 milhão nessa estrutura. “É uma obra importante para o município, mas que se encontra paralisada. Toda a infraestrutura feita na primeira etapa da obra foi praticamente perdida”, assinalou Elisangela, ao analisar as atuais condições do Contorno Sul.

A obra de pavimentação asfáltica compreenderá o trecho de ligação entre a rodovia PR-151, próximo ao Posto Menegatti, até as proximidades da estação de tratamento de efluentes, da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), com acesso à Rua da Campina, no bairro AFCB. A reunião realizada nesta semana também contou com a intermediação do deputado estadual Luiz Claudio Romanelli e do deputado federal Sandro Alex. 

Elisangela destacou que o município tem mapeado áreas na região do Areião que estão sendo cadastradas junto a InvestParaná, que consiste em uma plataforma digital do Estado que apresenta áreas para a instalação de indústrias interessadas em investir no Paraná. “Carambeí é uma das cidades que possui todas as informações atualizadas na InvestParaná, o que nos torna uma viável opção para novos investimentos no setor”, assinalou. 

O Programa de Retomada do Crescimento Industrial de Carambeí foi oficializado no mês de agosto do ano passado. A normativa prevê o estímulo à geração de emprego e renda, além de políticas que favorecem a ampliação das atividades agroindustriais, empresariais e de prestação de serviços. Segundo a prefeita, a ideia é alcançar os investidores que têm interesse em se fixar no município, desde que as iniciativas sejam comprovadamente relevantes.

Município oferta novos incentivos 

Entre os estímulos tributários estabelecidos em lei por meio do programa de retomada industrial estão a isenção da cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) pelo prazo de até 25 anos. As indústrias também podem ficar isentas do pagamento do alvará de construção, bem como da licença para uso e ocupação do solo. A isenção da cobrança do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) atribuída à construção também está prevista na legislação. Ao todo, o projeto abrange 18 artigos. Os incentivos tributários devem obedecer a demonstração da compensação das receitas e impacto financeiro.

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE CAMPOS GERAIS

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE