Ponta Grossa
Eleições na UEPG acontecem em abril com duas chapas na disputa
Consulta de voto à comunidade universitária acontece em 07 e 09 de abril; as chapas têm até 06 de abril para realizar suas campanhas eleitorais; os candidatos à Reitoria da UEPG apresentaram suas propostas em entrevista ao Portal aRede/Jornal da Manhã
João Bobato | 28 de março de 2026 - 06:55
A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realiza consultas para definir a nova Reitoria para a gestão de 2026 a 2030 em 07 e 09 de abril. As consultas serão realizadas em diferentes datas e locais, de modo a contemplar toda a comunidade universitária. Nos polos de Educação à Distância (EaD), a votação ocorrerá no dia 7 de abril, das 17h às 21h. Já nos campi e nos Hospitais Universitários (HU) situados em Ponta Grossa, a consulta será realizada no dia 9 de abril, das 9h às 21h. A definição dos locais exatos das urnas será divulgada no dia 1º de abril.
Os interessados poderão acompanhar a apuração pública dos votos a partir das 22h do dia 9 de abril. A apuração ocorrerá no ginásio de esportes do curso de Educação Física, localizado no Campus Universitário de Uvaranas, e contará também com transmissão online por meio dos canais oficiais da UEPG.
Atualmente, a Reitoria da UEPG referente à gestão 2022-2026, é liderada pelo professor Miguel Sanches Neto, que exerce seu segundo mandato consecutivo no cargo, após ter atuado no período de 2018 a 2022. Ao seu lado está o vice-reitor licenciado, professor Ivo Mottin Demiate. A atual gestão segue à frente da instituição até agosto de 2026, quando se encerra o ciclo administrativo. Ao término desse período, a nova reitoria, definida por meio da consulta à comunidade acadêmica, assumirá a direção da universidade.
PROPOSTAS
CHAPA 01 - Chapa 'UEPG sem medo' quer tornar universidade mais humana e plural
As candidatas da Chapa 1 'UEPG sem medo', que buscam assumir a Reitoria da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), professoras Marilisa Oliveira e Jeaneth Nunes, compartilharam ao Portal aRede suas trajetórias no ensino e as propostas da chapa para a gestão da instituição de ensino.
Para Marilisa e Jeaneth, a UEPG precisa focar mais no diálogo com a comunidade universitária. Marilisa comenta que, durante a caminhada na campanha para a consulta de voto, tem recebido demandas para melhorias das condições de trabalho para os servidores da universidade. "É a falta de visão de não se ouvir quem está na base", critica a candidata a reitoria, que complementa exemplificando uma situação em que um coordenador de curso afirmou preferir outros equipamentos na instituição ao invés da aquisição de novos carros.
A ampliação de vagas nos cursos da universidade também é um ponto debatido por Marilisa como problemático. A candidata a reitora diz que a sua perspectiva pauta um planejamento planejado para a estrutura da universidade. Jeaneth complementa o comentário sobre os espaços da instituição ao citar como proposta a revitalização do pátio do Campus Central.
O caráter de formação da chapa, composta por duas mulheres, também é um dos motores de argumentação das candidatas. Se eleitas, elas buscam ampliar a equidade de gênero nos cargos de decisão da UEPG, e reforçam a sua intenção em ampliar o acolhimento e cuidado com as pessoas que frequentam a instituição.
Entre as propostas que visam fortalecer a permanência dos estudantes e promover maior qualidade no ambiente de trabalho dos agentes universitários, está a criação de espaços como salas de professores e de convivência para o desenvolvimento de atividades, citada por Marilisa com destaque durante a entrevista.
O investimento na permanência estudantil também será um dos métodos de qualificar a instituição, a exemplo de melhorias no Restaurante Universitário (RU), com mais opções para veganos e vegetarianos, e a reforma da casa do estudante, a qual as candidatas criticam as atuais condições dispostas para os alunos.
A candidata a reitora também se preocupa com a atualização e capacitação dos docentes, citando momentos em que os professores precisam repor aulas ao precisar se ausentar por conta de cursos, eventos e feiras de qualificação permanente. Para tanto, ela e Jeaneth querem atualizar a política docente da UEPG.
CHAPA 2 - Chapa 'Ser UEPG' busca dar sequência ao protagonismo da universidade
Em entrevista ao Portal aRede, o candidato a reitor, Ivo, elogia a gestão da qual participou como vice. “A universidade que vivemos hoje é animadora!”, diz. A candidata à vice-reitora, Adriana, enfatiza a campanha da chapa ‘Ser UEPG’. “Nós nos preparamos muito para estar aqui. Os três pilares de nossa campanha são: diálogo permanente, gestão responsável e transparente, e, acima de tudo, a valorização das pessoas”.
Os candidatos destacam que a UEPG tem passado por um ciclo de crescimento e protagonismo nos últimos dois mandatos, com um planejamento que resultou na conclusão de obras e modernização do sistema de documentação.
Eles também comentam investimentos para a saúde. Ivo conta que, ao lado de Miguel Sanches Neto, a capacidade de atendimento do Hospital Universitário (HU) saiu de 159 leitos para 339. A segunda torre do HU está planejada para os próximos 4 anos, visando dobrar o número de leitos e postos de trabalho. Ivo e Adriana também complementam que a gestão entregou o Ambulatório Médico de Especialidades, e tem em andamento o projeto do Centro Especializado em Reabilitação (CER-IV).
Em relação aos cursos, Ivo e Adriana destacam a criação de três novos cursos e afirmam que um quarto, de Medicina Veterinária, está em fase de criação. "Há planos para novos cursos como Fisioterapia e Fonoaudiologia, além de um curso técnico em Enfermagem", cita a candidata à vice-reitoria.
Adriana enfatiza que a ampliação da internacionalização é uma meta, com convênio de dupla titulação em Engenharia de Alimentos com o Instituto Politécnico de Bragança (Portugal). Segundo os candidatos, as negociações com a Universidade do Porto para o curso de Direito também estão avançadas. Eles lembram a comunidade acadêmica que já existem doutorados com dupla diplomação em Agronomia e Ciência e Tecnologia de Alimentos com o IPB, e parcerias com China, Nova Zelândia e Itália estão sendo desenvolvidas.
No curto prazo, os candidatos afirmam que pretende continuar e ampliar os projetos em andamento, com ajustes nas equipes, incluindo também a otimização da data-base e melhorias para as carreiras dos agentes universitários de professores, aumentando o número de vagas.
Já para os próximos quatro anos, os grandes projetos propostos pela chapa 'Ser UEPG' incluem: o restauro do Cine Teatro Pax, o qual Ivo reconhece a importância de revitalizar e ampliar os espaços culturais da cidade; a construção de um novo Restaurante Universitário (RU) no Campus Uvaranas e ampliação do Campus Centro; a construção de uma casa do estudante próxima ao RU de Uvaranas, citada por eles como uma estrutura importante para os discentes; a reforma do pátio do Campus Centro, a qual Adriana enfatiza a importância do espaço coletivo; aabertura da segunda torre do HU; e a transferência o setor de Ciências Humanas, Letras e Artes para o Campus Uvaranas.