Exercícios em casa para tonificar os músculos
Está com preguiça de ir à academia? Você pode se exercitar no conforto da sua casa!
Publicado: 11/08/2017, 11:40
Está com preguiça de ir à academia? Você pode se exercitar no conforto da sua casa!
Não é verdade que você precisa frequentar uma academia de ginástica para entrar em forma. É possível fazer uma rotina de exercícios em casa para emagrecer e tonificar os músculos muito simples. O ideal é que você pratique alguns exercícios em casa para tonificar os músculos, e outros exercícios aeróbicos para condicionar o seu corpo a queimar gordura como fonte de energia. A combinação de exercícios aeróbicos e exercícios anaeróbicos (fortalecimento muscular) é o ideal para emagrecer. E tudo isso, é claro, aliado a uma alimentação saudável.
Avançar as Pernas:
Pessoas que já realizaram o exercício denominado “agachamento” devem conseguir realizar esta atividade física sem maiores problemas, cujo objetivo consiste em melhorar a musculatura do quadríceps, ou seja, fazer com que as pernas e os glúteos fiquem durinhos. Veja como é fácil!
-Deixe uma das pernas dobradas na posição de 90 graus. A outra pode fica estendida para trás;
-A perna que ficou estendida precisa ser abaixada até o momento de tocar o joelho no chão. Faça o exercício com leveza para não se machucar.
-Na sequência se faz necessário forçar a musculatura da perna que se encontra na posição dobrada. Force para voltar à posição de início.
-Repita o exercício, alternado as pernas.
- Após algumas semanas praticando o exercício você vai ver como será fácil a execução. Caso a facilidade seja muito grande, então o indicado é fazer esta atividade com uso de pesos extras presos nas pernas ou segurando-os com as mãos mesmo.
Exercícios para Panturrilha:
Conhecido por causa da facilidade de ser feito em casa. Use cinco minutos no dia e perceba uma grande diferença na musculatura da panturrilha. O exercício pode ser feito dentro ou fora da sua residência, desde que exista uma escada.
-Suba no degrau e fique de pé com uso apenas da ponta dos pés. Atenção! Não use os calcanhares como apoio.
-Agora sim, procure descer os calcanhares até ficar com limite de espaço mínimo entre os calcanhares e o chão.
-Na sequência, suba até o máximo que conseguir, ficando na ponta do pé.
-Faça sequências de sobe-e-desce com cada perna
Flexão de Braços:
Outro tipo de exercício em casa para emagrecer e tonificar os músculos é a flexão de braços. Esse é um exercícios que trabalha os tríceps (parte de trás dos braços) e a musculatura do peitoral. Representa também uma maneira antiga de usar o peso do corpo para se exercitar. Quem tem problemas ao levantar e subir pode usar os joelhos para apoiar e diminuir a sobrecarga durante o exercício.
-Comece ao deitar com o corpo reto e a barriga à frente. Mantenha os pés paralelos à parte em que se encontra o quadril. Coloque as mãos na altura dos ombros e inicie o exercício.
-Abaixe até quase encostar o corpo no chão.
-Volte à posição de início.
-Depois de algum tempo você vai ver como será fácil fazer o exercício. Para modificar a carga procure praticar com as mãos mais próximas, ou um pé em cima do outro.
Tríceps no sofá (ou cadeira):
Com uso de um sofá, banco ou até uma cadeira é possível fazer tríceps sem maiores problemas. Assim como na flexão de braços, o ato de alterar a distância entre os braços diversifica a sobrecarga. Para aumentar a carga acrescente pesos sobre o colo. Este exercício ajuda a tonificar os músculos da parte de trás dos braços e parte do seu peitoral.
-Com cuidado procure apoiar as palmas das mãos no banco ou sofá. Faça o movimento com seu corpo esticado à frente, ou seja, de costas ao local no qual devem ficar os dedos;
-Levante os cotovelos e abaixe o corpo até quase encostar as nádegas no chão;
-Faça força com os braço e levante o corpo até à posição inicial.
Abdominais:
Sem dúvidas é o mais popular entre os exercícios em casa para emagrecer. Exercícios abdominais não queimar gorduras mas ajudam a tonificar os músculos da região abdominal. Para ter a barriguinha em forma, você poder fazer esta atividade física de maneira diária, seja em poucas ou grandes quantidades, embora o excesso apenas se encontre recomendado às pessoas com experiência em abdominais. Procure realizar os três tipos indicados:
Abdominal com o lado do corpo:
-Deite com o corpo de lado;
-Use leves movimentos de cima para baixo com a parte superior do corpo, usando o abdômen;
-Alterne os exercícios no lado esquerdo e direito do abdômen.
Abdominal clássico com as costas para baixo:
-Deite com as costas viradas para baixo;
-Levante o corpo e force o abdômen para subir. A sua região lombar NÃO precisa sair do chão;
-Desça o tronco mas não deixe o abdômen relaxar.
Abdominal reversa com as pernas para o alto:
-Deite o corpo com as costas para baixo;
-Levante as pernas e faça um movimento de pedalar tentando encostar os joelhos no seu peito, de forma alternada;
-Você pode deixar as mãos ao lado do corpo ou atrás da cabeça. Mas não puxe o pescoço. Em movimentos alternados.
EXERCÍCIOS AERÓBICOS (queimar calorias):
Caminhar ajuda não apenas a queimar calorias como também representa um dos melhores exercícios para o coração. Procure manter um bom ritmo de modo que sua pulsação fique mais elevada do que apenas um passeio no parque. Apenas tome cuidado com a segurança. Use sempre o calçado indicado e para deixar um pouco mais desafiador você pode experimentar usar a inclinação da esteira.
Polichinelo:
Quem é que nunca brincou de polichinelo quando criança? Por que não se divertir com brincadeiras infantis e emagrecer ao mesmo tempo? Sim, este é um exercício que pode ajudar bastante a queimar calorias e fazer você emagrecer rápido.
Realize o exercício em local espaçoso;
-De pé, feche as duas pernas;
-Pule e abra as pernas. Quando pular procure bater uma mão com a outra quando ambas estiverem acima da cabeça;
-Agora faça o contrário, ou seja, feche as pernas e encoste as mãos nas pernas;
-Repita os procedimentos.
Pular Corda:
Outra atividade que lembra brincadeiras de criança. Esse é uma atividade que pode ser mais difícil do que parece. A maioria das pessoas consegue ficar um minuto pulando corda. Mas que tal ficar pelo menos 15 minutos fazendo isso. A dica aqui é você não descansar por mais de 15 segundos depois que cometer um erro e ter a corda batendo nas pernas. Isso vai ajudar a manter o ritmo, com a pulsação acelerada. Além queimar calorias, esse é um dos melhores exercícios em casa para tonificar os músculos das pernas e ganhar agilidade.
Informações http://www.mundoboaforma.com.br