Família Zenidim estará presente em livro de escritor paranaense sobre artes marciais
Escritor Antônio Zappa escolheu a história dos ponta-grossenses entre mais de 100 entrevistas que o próprio fez com personalidades do MMA profissional
Publicado: 07/11/2025, 16:22

A família ponta-grossense mais engajada nas artes marciais estará registrada para sempre em uma obra chamada 'Brasil de Luta'. A Família Zenidim, liderada pelo patriarca Paulão Zenidim e pela matriarca Sandra Zenidim, já possui um histórico cheio de nocautes no MMA nacional e internacional. Os filhos Rani 'Rex' Zenidim, Rickson 'The King' Zenidim, Riram 'The Taz' Zenidim e Raykon 'The Last' Zenidim são lutadores desde o berço, e também colecionam cinturões e vitórias em diversas competições.
Para o patriarca e treinador da Família Zenidim, Paulão Zenidim, estar em um livro sobre artes marciais é colocar o nome do esporte e de Ponta Grossa no topo. "O livro vai contar histórias sobre guerreiros e guerreiras, e nossa família é isso, temos uma história digna de filme. Nossa história é grande, mas ainda estamos no começo do sucesso, eu e meus filhos estamos prontos para qualquer desafio", declarou Paulão.
O escritor do livro 'Brasil de Luta' é Antônio Zappa, natural de Curitiba (PR). Em entrevista ao Portal aRede, Zappa diz que começou a escrever o livro como um projeto de TCC, que se estende para um produto final literário. "Quando eu decidi fazer o livro, na realidade, foi para o meu TCC em jornalismo, me formei em jornalismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), decidi optar por essa, por essa alternativa, porque era algo que eu sempre quis produzir um livro e eu sabia que eu tinha bastante conteúdo para publicar, para fazer um livro sobre luta, então, porque eu tinha um canal do YouTube", contou.

Sobre a escolha da Família Zenidim para estar em seu livro, Antônio fala que todo lutador que deixar seu legado e mostrar seu trabalho a todos. "Então, todo lutador busca construir o legado, deixar a marca dele na história do esporte, ele quer que as pessoas se lembrem dele quando ele se aposentar, ele quer que as pessoas vejam os highlights dele, lembrem dos melhores nocautes, finalizações e tudo mais", disse. Segundo Zappa e o próprio Paulão, a Família Zenidim é a única família do Brasil que possuem o pai e os filhos no mundo do MMA, um grupo que possuem diversas lutas, nocautes e títulos, contando com um dos mais importantes no âmbito internacional, o cinturão peso-galo do Fusion Fighting Championship (FFC) conquistado por Rickson 'The King' Zenidim, o segundo filho de Sandra e Paulão Zenidim.
Um dos principais assuntos presentes no livro e para efeito de comparação, Zappa estudará a história de Diágoras de Rodes, considerado o maior boxeador da história da Grécia Antiga. "O atleta, nascido na ilha e cidade-estado de Rodes, que ficava perto da costa da atual Turquia, foi campeão olímpico de Boxe em 464 a.c. e em vários outros campeonatos menores do mundo grego. Assim como Paulão, ele passou seus ensinamentos de combate aos seus filhos homens e os incentivou a competir", nos conta Zappa.
Outra família brasileira que teve destaque no mundo das artes marciais foi a Família Grace. Os patriarcas, Carlos e Hélio Gracie, adaptaram a arte marcial japonesa para permitir que um lutador menor e mais fraco pudesse derrotar um oponente mais forte usando alavancas, torções e imobilizações. Conforme diz Zappa, a diferença entre os Zenidim e os Grace está no número de lutadores atuantes. "Os Grace são uma família com bela história e numerosa no Jiu-Jitsu e MMA, mas nem todos seguiram carreira ou persistiram no meio. Os Zenidim estão aí, com literalmente todos os filhos e o pai ainda lutando e construindo carreiras sólidas. Isso, acredito eu, faz eles serem a maior família do MMA do Brasil", declarou.
Sobre o livro, Antônio Zappa tem o desejo de terminá-lo ainda em dezembro. "Quando tiver terminado o livro, que pretendo terminar agora em dezembro, vai completar dois anos e meio, mais ou menos, de trabalho, só de escrita que iniciei. Então é um material bem extenso, eu acredito que bastante rico e também algo que vale destacar, que entre essas 100 entrevistas que selecionei, os cinco atletas que eu te falei, eu já tinha entrevistado dezenas de lutadores ativos e aposentados do UFC e de grandes eventos mundiais. Então, esses cinco que escolhi são histórias realmente ótimas", termina o escritor.





















