Família Zenidim estará presente em livro de escritor paranaense sobre artes marciais
Escritor Antônio Zappa escolheu a história dos ponta-grossenses entre mais de 100 entrevistas que o próprio fez com personalidades do MMA profissional
Publicado: 07/11/2025, 16:22

A família ponta-grossense mais engajada nas artes marciais estará registrada para sempre em uma obra chamada 'Brasil de Luta'. A Família Zenidim, liderada pelo patriarca Paulão Zenidim e pela matriarca Sandra Zenidim, já possui um histórico cheio de nocautes no MMA nacional e internacional. Os filhos Rani 'Rex' Zenidim, Rickson 'The King' Zenidim, Riram 'The Taz' Zenidim e Raykon 'The Last' Zenidim são lutadores desde o berço, e também colecionam cinturões e vitórias em diversas competições.
Para o patriarca e treinador da Família Zenidim, Paulão Zenidim, estar em um livro sobre artes marciais é colocar o nome do esporte e de Ponta Grossa no topo. "O livro vai contar histórias sobre guerreiros e guerreiras, e nossa família é isso, temos uma história digna de filme. Nossa história é grande, mas ainda estamos no começo do sucesso. Eu e meus filhos estamos prontos para qualquer desafio", declarou Paulão.
O escritor do livro 'Brasil de Luta' é Antônio Zappa, natural de Curitiba (PR). Em entrevista ao Portal aRede, Zappa diz que começou a escrever o livro como um projeto de TCC, que se estende para um produto final literário.
"Quando eu decidi fazer o livro, na realidade, foi para o meu TCC em jornalismo. Me formei pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e decidi optar por essa alternativa de fazer um 'produto jornalístico' para o TCC. Sempre quis produzir um livro. Decidi fazer sobre luta porque eu tenho um canal do Youtube, o Tirando a Bandagem, em que eu entrevisto profissionais dos esportes de luta. Até eu definir os cinco personagens que seriam protagonistas dele, já tinha feito quase 100 entrevistas e escolhi os que trouxeram as histórias de vida mais extraordinárias", contou.
Brasil de Luta narra a jornada biográfica de cinco lutadores de MMA, cada um de uma região do país e com próprio seu capítulo na obra, sendo eles:
– Cláudio "Hannibal", ex-lutador do UFC que tinha uma vida criminosa antes de vir para o bom caminho por meio do esporte;
– Marcelo "Tigre", lutador da época do Vale-Tudo, que foi passou fome no sertão nordestino e superou a pobreza extrema, se tornando campeão mundial no MMA;
– Paulão Zenidim, o "Imperador" de Ponta Grossa, patriarca da maior família brasileira de lutadores de MMA atual. Fundou a equipe Família Zenidim, que tem 111 lutas profissionais registradas. Com Rickson Zenidim, a Família conquistou o cinturão do FFC, considerado o maior evento de MMA da América Latina, feito que nenhum outro brasileiro conseguiu realizar;
– Larissa Pacheco, única dupla-campeã da PFL e única lutadora a vencer a atual rainha peso-galo do UFC, Kayla Harrison;
– Guilherme Porto, multicampeão brasileiro de Wrestling e que está fazendo suas primeiras lutas profissionais de MMA.
Além disso, a obra associa a história de cada um dos personagens atuais com a de um herói brasileiro. No caso de Paulão, sua narrativa é associada, principalmente, com a do que é considerado por muitos o maior herói brasileiro da Segunda Guerra Mundial, o sargento Max Wolff Filho. Ele possui vários paralelos com Paulão: ambos nasceram no interior do Paraná, foram militares e professores de artes marciais, entre outros aspectos.
Sobre a escolha da Família Zenidim para estar em seu livro, Antônio fala que lutadores em geral querem deixar seu legado e mostrar seu trabalho a todos. Porém, os Zenidim subiram a régua, deixando não apenas um legado enquanto lutadores individuais, mas criando uma verdadeira dinastia de atletas de combate.
"Todo lutador busca construir o legado, deixar a marca dele na história do esporte. Ele quer que as pessoas se lembrem dele quando ele se aposentar, que vejam os highlights dele, lembrem dos melhores nocautes, finalizações e tudo mais. Mas a Família Zenidim foi muito além, marcando a história dos esportes como um clã de lutadores", disse.
Segundo Zappa e o próprio Paulão, a Família Zenidim é a única família do Brasil que possui pai e os filhos competindo no MMA. O grupo que possui diversas lutas, nocautes e títulos, contando com um dos mais importantes no âmbito internacional, o cinturão peso-galo do Fusion Fighting Championship (FFC) conquistado por Rickson 'The King' Zenidim, o segundo filho de Sandra e Paulão Zenidim.

Outro paralelo histórico presente no livro é a trajetória milenar de Diágoras de Rodes, considerado o maior lutador das Olimpíadas da Grécia Antiga, porque, assim como Paulão, construiu uma família de lutadores. Diágoras e todos os seus filhos foram campeões olímpicos em modalidades de luta.
Um trecho de bastidores, Brasil de Luta narra: "O atleta, nascido na ilha e cidade-estado de Rodes, que ficava perto da costa da atual Turquia, foi campeão olímpico de Boxe em 464 a.c. e em vários outros campeonatos menores do mundo grego. Assim como Paulão, ele passou seus ensinamentos de combate aos seus filhos homens e os incentivou a competir".
Outra linhagem brasileira que teve destaque no mundo das artes marciais foi a família Gracie. Os patriarcas, Carlos e Hélio Gracie, adaptaram o Judô, arte marcial japonesa, passando a focar em estrangulamentos, torções e imobilizações. Conforme diz Zappa, a diferença entre os Zenidim e os Grace está no número de lutadores atuantes e no esporte o qual cada clã se dedicou mais.
"Os Grace são uma família com bela história no Jiu-Jitsu e nas artes marciais mistas, mas nem todos foram atletas de destaque no Jiu Jitsu e apenas alguns competiram no MMA. Já os Zenidim estão aí com literalmente todos os filhos e o pai ainda lutando e construindo carreiras sólidas no MMA. Isso, acredito eu, faz eles serem definitivamente a maior família do MMA do Brasil", declarou.
Sobre o livro, Antônio Zappa tem o desejo de terminá-lo ainda este ano. "Pretendo encerrar agora em dezembro. Vai completar dois anos e meio, mais ou menos, só do trabalho de escrita. Então, é um material bem extenso e, acredito, que bastante rico. Vale destacar, que entre essas quase 100 entrevistas que selecionei, tinham dezenas de lutadores ativos e aposentados do UFC e de outros grandes eventos mundiais. Então, esses cinco que escolhi são histórias realmente sensacionais", termina o escritor.
Para quem quiser conhecer o canal e redes sociais de Antônio Zappa, clique para ir direto ao seu Instagram e ao canal no YouTude.




















