Projeto social oferece aulas de natação para estudantes de Ponta Grossa
Projeto ensina natação a estudantes do Colégio Estadual Professora Elzira Correia de Sá e firmou parceria com a Escola Municipal Raul Pinheiro Machado
Publicado: 07/11/2025, 12:10

A AmarAcqua Escola de Natação, especializada em natação e hidroginástica em Ponta Grossa, iniciou uma nova etapa do projeto social “Treinando Tubarões”, iniciativa que vem transformando a vida de crianças e adolescentes através do esporte.
Criado em julho de 2024, o projeto já ensina natação a estudantes do 6º ano do Colégio Estadual Professora Elzira Correia de Sá, localizado no bairro Santa Paula. As aulas são gratuitas e abrangem desde o nível iniciante até o avançado. Agora, o projeto avança para uma nova fase de expansão, abrindo espaço para mais crianças e fortalecendo parcerias com escolas e empresas locais.
Nesta nova etapa, a AmarAcqua firmou parceria com a Escola Municipal Raul Pinheiro Machado, que fica próxima à sede da escola de natação. A seleção da nova turma incluiu crianças do 2º ano do ensino fundamental, entre 7 e 8 anos, ampliando o alcance do projeto para alunos mais jovens.
“Nós selecionamos uma nova turma, e dessa vez resolvemos trabalhar com crianças menores. Fizemos uma ação na Escola Raul Pinheiro Machado, com o apoio da Secretaria de Educação, e falamos sobre a importância da segurança aquática e do combate ao afogamento”, explica Bruna do Amaral Machado, coordenadora da AmarAcqua Escola de Natação e idealizadora do projeto. A iniciativa coincidiu com o mês de novembro, que é o Mês Nacional de Segurança Aquática, campanha promovida pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA), da qual Bruna é voluntária.
A ação envolveu cerca de 100 alunos da escola municipal, com palestras educativas e atividades práticas. Após uma reunião com os pais, que contou com 23 famílias presentes, foram selecionadas 15 crianças para integrar oficialmente o projeto Treinando Tubarões – Turma 02.

APOIO - O projeto conta com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes, além de parcerias com empresas que acreditam na causa. A marca internacional Hammerhead forneceu os óculos de natação para todos os novos alunos, enquanto a Winners e a DKM Banking doaram as toucas oficiais do grupo.
“A gente fica muito feliz em ver o reconhecimento e o apoio de empresas e da comunidade. É isso que nos permite continuar transformando vidas através do esporte”, afirma Bruna. As aulas da nova turma acontecem todas as terças e quintas-feiras, com planos de integração gradual às atividades na Arena Multiuso, onde treinam os demais “tubarões”.
RESULTADOS - O sucesso do primeiro grupo, iniciado em 2024, já começa a render frutos. Dos 13 alunos que participaram da Turma 01, cinco permaneceram no projeto, entre eles Brian Felipe, que se tornou atleta federado e já participou de campeonatos regionais e estaduais.
Os “tubarões veteranos” também participaram da recepção dos novos integrantes, servindo de exemplo e inspiração. “Foi muito bonito ver os mais velhos acolhendo os pequenos, compartilhando experiências e incentivando com carinho. Esse é o verdadeiro espírito do Treinando Tubarões”, acrescenta.
NOVO PASSO - Entre as novidades, o projeto se tornará oficialmente uma associação sem fins lucrativos, com a criação do Instituto Treinando Tubarões. A formalização, que inclui o registro de CNPJ e diretoria eleita, permitirá captar mais recursos e ampliar o impacto social da iniciativa.
“Ter o Instituto formalizado vai nos permitir crescer, buscar parcerias maiores e alcançar mais crianças de toda Ponta Grossa. Nosso sonho é que o Treinando Tubarões se torne uma referência em formação esportiva e cidadania”, afirma Bruna. Atualmente, o projeto conta com 24 participantes, entre novos e antigos alunos.

Das assessorias





















