Com estrelas, STU National agita Curitiba a partir desta sexta
Em coletiva de imprensa, Yndiara Asp, Gabi Mazetto e Ítalo Romano comemoraram a chegada inédita do principal circuito de skate do país ao Paraná
Publicado: 24/07/2025, 16:36

A espera acabou. Pela primeira vez na história, Curitiba recebe uma etapa do STU National, o principal circuito de skate do Brasil. O evento foi lançado oficialmente nesta quinta-feira (24) em uma coletiva de imprensa que reuniu atletas e autoridades, e as competições começam já nesta sexta-feira (25) na pista de Skate do Tarumã.
As honras da casa foram feitas pelo medalhista olímpico Augusto Akio, o Japinha. Ao lado de estrelas como Yndiara Asp, Gabi Mazetto, Ivan Monteiro e do paraskatista curitibano Ítalo Romano, ele expressou a alegria de receber o evento em sua cidade natal e analisou o momento do esporte no país.
A voz do anfitrião
Filho de Curitiba e um dos principais nomes do skate mundial, Japinha destacou o significado especial da etapa. “É uma grande honra receber o STU em Curitiba. Sempre foi um evento muito aguardado, principalmente pelos grandes nomes que saem daqui da cidade. E não à toa os ingressos se esgotaram muito rápido. A comunidade do skate aqui é muito batalhadora”, afirmou.
O atleta também fez uma análise aprofundada, cobrando mais desenvolvimento para o mercado nacional. “Ainda tem muito o que ser trabalhado em cima do skate para a comunidade. Falo de marcas, fábricas, para a gente ter acesso a equipamentos de qualidade a um preço mais acessível, sem depender tanto de importação. Temos totais condições de encontrar tudo isso, de alto nível, no nosso próprio país”, defendeu Japinha.
Estrelas do skate projetam disputas nas novas pistas
A expectativa é alta entre todos os competidores. As pistas de Park e Street, modernizadas para o evento, foram o principal tópico entre os atletas. “Gosto muito dessa pista [Park], é uma das minhas favoritas do Brasil. Estou bem empolgada de participar dessa estreia”, comentou Yndiara Asp, que também ressaltou a força da nova geração do skate feminino.
Gabi Mazetto, especialista no Street, elogiou a estrutura. “A pista de Street aqui de Curitiba é bem diferente de todas as outras, com obstáculos de todos os tamanhos. Creio que dá para a gente usufruir bem e usar a criatividade”, disse. Ivan Monteiro, que não competia na cidade há oito anos, foi direto: “A reforma ficou muito boa. Acho que é uma pista que combina muito com o meu tipo de skate”.
Emoção no Paraskate e apoio institucional
Para o paraskatista Ítalo Romano, a etapa tem um sabor ainda mais especial. “Confesso que estou bem nervoso. Meus familiares sempre cobravam: ‘Filho, quando vou assistir a você pessoalmente?’. Graças a Deus, chegou o momento e minha família e amigos estarão todos presentes”, revelou o atleta, emocionado com a chance de competir em casa.
O evento é fruto de uma parceria entre o poder público e a iniciativa privada. Helio Wirbiski, Secretário de Estado de Esporte, e Professor Euler, Secretário Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, destacaram o esforço conjunto para trazer o STU para a cidade, ressaltando o legado da estrutura e o impacto do evento para inspirar novos praticantes e movimentar a economia local.
Programe-se para o STU
As competições começam às 9h desta sexta-feira (25) com os treinos e as primeiras fases classificatórias do Street e do Park. O evento segue no sábado (26) com as semifinais e termina no domingo (27) com as grandes finais de todas as modalidades.
Sexta-feira (25/07)
9h às 19h30 – Treinos e fases classificatórias de Park e Street (masculino e feminino), e treinos de Paraskate.
Sábado (26/07)
10h05 às 19h20 – Semifinais de Park e Street (masculino e feminino).
Domingo (27/07)
11h às 12h – Final e premiação Park masculino;
13h45 às 15h – Final e premiação Paraskate Street;
15h às 16h05 – Final e premiação Street feminino;
16h05 às 17h05 – Final e premiação Park feminino;
16h50 às 18h – Final e premiação Street masculino.
Com informações de Banda B, parceira do Portal aRede.