Brasil ganha ouro triplo na Copa do Mundo de Ginástica Rítmica
A sequência de vitórias reforça o bom momento da equipe, resultado de um trabalho que conta com apoio contínuo do Governo Federal
Publicado: 12/05/2025, 19:11

A pouco menos de três meses do Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica, que será realizado no Rio de Janeiro, a Seleção Brasileira de Conjunto alcançou um feito inédito, conquistou três medalhas de ouro na etapa da Copa do Mundo em Portimão, Portugal. A sequência de vitórias reforça o bom momento da equipe, resultado de um trabalho que conta com apoio contínuo do Ministério do Esporte.
Nesta segunda-feira (12/5), foi publicado no Diário Oficial da União o termo de fomento com a liberação da quarta parcela de R$ 500 mil destinada ao investimento no Mundial de 2025.
Desde 2012, a ginástica brasileira conta com apoio do Governo Federal, que já destinou aproximadamente R$ 17,2 milhões à modalidade. Os recursos são aplicados na aquisição de aparelhos oficiais de ginástica artística, trampolim e rítmica, além de viabilizar o treinamento de atletas em níveis nacional e estadual e a realização de competições, como Jogos Mundiais e campeonatos internacionais.
A secretária nacional de Excelência Esportiva, Iziane Marques, falou sobre os anos de parceria consolidada entre o Ministério do Esporte e a Confederação Brasileira de Ginástica.
“O MEsp, ao longo dos anos, apoia a ginástica no Brasil e em eventos internacionais. Hoje, temos ainda toda a preparação da ginástica rítmica, feita e financiada também pelo ministério. Esses resultados vêm sendo construídos, e neste ano vamos sediar um campeonato mundial no Brasil. Esse aporte é custeado pela pasta, para auxiliar essas meninas no centro de treinamento em Aracaju, para que elas cheguem à competição e consigam lutar por uma medalha de ouro no nosso país”, disse Iziane.
Segundo os últimos editais do Bolsa Atleta e Bolsa Atleta Pódio, 219 atletas da ginástica são contemplados com o benefício do governo, desses 115 são específicos da Ginástica Rítmica.
Os investimentos também englobam a construção e reforma do Centro Nacional de Treinamento de Ginástica Rítmica, em Aracaju, sede dos treinos da seleção brasileira de conjunto. O complexo possui dois ginásios interligados, um para ginástica artística e outro para rítmica, ambos climatizados, com salas de tratamento, espaços administrativos e estrutura de alto rendimento.
Parte dos recursos também foi destinada à preparação das seleções de ginástica rítmica, nas categorias conjunto e individual, com foco nos Jogos Olímpicos Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024.
Mundial de Ginástica - Entre os dias 20 e 24 de agosto de 2025, o Rio de Janeiro se tornará a capital mundial da ginástica rítmica ao sediar a 41ª edição do Campeonato Mundial da modalidade. Será a primeira vez que o evento acontecerá na América do Sul.
A competição será realizada na Arena Carioca 1, sob gestão do Ministério do Esporte, e reunirá atletas de mais de 70 países em apresentações que mesclam força, flexibilidade, equilíbrio e arte.
Para o presidente da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Henrique Motta, o evento representa um marco histórico.
"Receber o Mundial de Ginástica Rítmica no Brasil é uma conquista histórica para a modalidade e uma oportunidade de mostrar ao mundo a força e o profissionalismo da ginástica brasileira. Trabalhamos com responsabilidade e visão de futuro para garantir um legado esportivo, social e institucional que permanecerá muito além dos dias de competição."
Com informações de: Agência Gov.