Novo estádio do San Lorenzo se chamará 'Papa Francisco' | aRede
PUBLICIDADE

Novo estádio do San Lorenzo se chamará 'Papa Francisco'

Segundo Marcelo Moretti, homenagem foi autorizada pelo pontífice

Projeto do novo estádio do San Lorenzo
Projeto do novo estádio do San Lorenzo -

Publicado por Lucas Veloso

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O novo estádio do San Lorenzo, na Argentina, vai se chamar “Papa Francisco”, segundo o presidente do clube. O pontífice morreu na madrugada dessa segunda-feira (21) e recebeu uma série de homenagens do clube para o qual torcia.

Segundo Marcelo Moretti, presidente do time de Almagro, o papa o autorizou em 2024 a homenageá-lo com o nome do estádio, em Buenos Aires. “Sua resposta foi aceita e ele o fez com grande emoção”, comentou o cartola.

O projeto, apresentado em 2021, tinha previsão de conclusão da obra para 2023, porém com uma série de atrasos, a entrega poderá acontecer em 2026 para o bairro de Boedo.

O espaço poderá receber até 50 mil torcedores e fica no bairro de Boedo, no mesmo espaço do antigo estádio Viejo Gasómetro.

O papa e o futebol

Papa Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, sempre foi fã de futebol, em especial, do San Lorenzo. O clube de Buenos Aires é muito respeitado no Vaticano e era citado em algumas falas do pontífice.

Papa Francisco foi criado no bairro Flores, em Buenos Aires, mesmo local da origem do San Lorenzo, e sua paixão pelos Los Cuervos foi transmitida por seu pai, que sempre o levou para o El Gasómetro, estádio do clube, na época de sua infância.

Inclusive, em 2013, em uma carta enviada ao presidente do San Lorenzo, divulgada pelo site “Futebol Portenho”, o papa Francisco falou sobre o sentimento de relembrar esse momento da infância.

“Ao ler suas palavras, estão vindo à minha memória belas lembranças, começando desde a minha infância. Seguia, aos dez anos, a gloriosa campanha de 1946. Aquele gol de Pontoni!”

O título argentino de 1946 marcou uma equipe histórica do San Lorenzo, que contava com nomes como Pontoni, Basso e Martino. Além da conquista nacional, a equipe portenha brilhou em uma excursão na Europa, obtendo vitórias importantes sobre as seleções da Espanha e de Portugal.

Fim da maldição na Libertadores

O Santo Padre também pôde presenciar a recente campanha histórica do clube. Em 2013, o San Lorenzo foi campeão argentino após amargar um jejum de seis anos sem título.

No ano seguinte, o time comandado por Edgardo Bauza conquistou o continente e superou a maldição de ser o único grande do futebol argentino sem um título da Libertadores, passando inclusive por Grêmio e Cruzeiro para chegar à final.

Francisco guardava as lembranças deste período de ouro com muito carinho. Ele chegou a receber o elenco do Ciclón ao lado da taça da Libertadores no Vaticano.

Idade e horário da morte do papa coincidem com registro dele no San Lorenzo.

Com informações de: CNN Brasil.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right