Com acesso, Operário será obrigado a ter equipe feminina em 2024 | aRede
PUBLICIDADE

Com acesso, Operário será obrigado a ter equipe feminina em 2024

Nos próximos dias, CBF deve dar detalhes sobre como funcionará a obrigatoriedade, que já existe para as equipes da Série A e a partir do próximo ano vale para também para a Série B

Informação foi confirmada pelo gestor Álvaro Goés
Informação foi confirmada pelo gestor Álvaro Goés -

Sebastião Neto

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Com o objetivo de fomentar o futebol feminino no país, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) irá aplicar, a partir de 2024, uma regra obrigando que os clubes participantes da Série B do Brasileirão contem com equipes femininas disputando, ao menos, competições estaduais. A obrigação já vale para a Série A e, segundo informações confirmadas pelo presidente do Grupo Gestor do Operário Ferroviário, José Álvaro Góes Filho, foi informada pela CBF aos clubes da segunda divisão nacional ainda em 2022 - ano em que o Fantasma foi rebaixado da Série B para a Série C.

"Quando o Operário estava na Série B, no ano de 2022, foi realizada uma reunião onde ficou pré-determinado que em 2024 os times de Série B precisariam ter um time de futebol feminino. Vamos esperar o arbitral para ver como que, de fato, vai ser colocada essa questão", explica o dirigente. Nos próximos dias, a CBF deve publicar mais detalhes sobre o funcionamento da regra para os clubes da segunda divisão nacional, que deve ter uma diferença em relação a elite: os clubes da Série B poderão optar por montar equipes em categorias de base ao invés do time profissional.

Mesmo assim, o gestor do alvinegro demonstrou preocupação em cumprir a obrigação já em 2024 por conta da questão orçamentária. "Ainda vamos pensar sobre o que será possível fazer, claro, podemos fazer uma junção, pegar um time de futebol aí da cidade que tem futebol feminino, mas até quando que isso é bom para investimento, já que daqui para frente vai ter que ter todo ano. No fim das contas o clube vai ter que investir num futebol feminino, o que, no momento, nós não temos condição para fazer", revelou Góes em entrevista à Rádio Lagoa Dourada.

Cenário atual

Em 2023, o Campeonato Paranaense Feminino foi disputado nas categorias sub-15, sub-17 e adulta: na disputa profissional, a final será nesta quarta-feira (15) entre Athletico (atual tricampeão estadual) e Coritiba. O Furacão, inclusive, disputou a Série A1 do Campeonato Brasileiro neste ano e acabou rebaixado à A2, enquanto o alviverde está classificado para a Série A3 da competição nacional em 2024. Além da dupla Athletiba, disputaram o Paranaense o Rio Branco (Paranaguá), Toledo e São Bráz (Curitiba).

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE