Ex-atletas de PG conquistam ouro no Basquete do 'Pan' | aRede
PUBLICIDADE

Ex-atletas de PG conquistam ouro no Basquete do 'Pan'

Vanessa 'Sassá', Ana Beatriz e Carina dos Santos já atuaram pelo NBPG e ajudaram o Brasil na conquista da medalha dourada na noite deste domingo, em final contra a Colômbia

Seleção Feminina agora se prepara para a disputa do Pré-Olímpico em Belém (PA)
Seleção Feminina agora se prepara para a disputa do Pré-Olímpico em Belém (PA) -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

É bicampeão. É pentacampeão. A Seleção Brasileira derrotou a Colômbia por 50 a 40 na noite deste domingo, no Poliesportivo 1, e conquistou a medalha de ouro no basquete feminino nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, ficando com o bicampeonato consecutivo e o pentacampeonato alternado. A conquista brasileira teve um 'gostinho' especial para o basquete de Ponta Grossa: a armadora Ana Beatriz e ala Carina dos Santos (hoje em Campinas), além da pivô Vanessa 'Sassá' (atualmente em Santo André), que integram o elenco campeão, tiveram vitoriosa passagem pelo NBPG entre 2017 e 2019.

"Cada jogo é um jogo. Sabíamos que elas iriam com toda a fome. Quem não quer uma medalha de ouro no peito? Conseguimos fazer o nosso papel e conquistar a vitória. O que conta é o carinho delas comigo. Saímos com essa medalha de ouro no peito. Estou muito feliz. Seria um jogo difícil. Treinamos e sabíamos da força delas. Vamos mirar agora o Pré-Olímpico. Temos uma viagem na Europa para treinar. É continuar o trabalho e chegar lá" disse a experiência Érika. 

A Seleção era a atual campeã do Pan e ficou com o título em 1967, 1971 e 1991. Assim, além do bicampeonato consecutivo, o ouro valeu o pentacampeonato. Na decisão contra a Colômbia, o Brasil não pôde contar com Manu, que levou uma pancada no joelho direito, e Maria Albiero, que fraturou o metacarpo da mão direita. Ambas na semifinal contra a Argentina.

O jogo

O confronto foi bem mais nervoso que o da primeira fase. E com a pontuação mais baixa. O Brasil venceu o primeiro quarto por 23 a 15, com Leila bem nas bolas de três e Érika castigando no garrafão. Com as defesas mais eficientes que os ataques, o duelo foi para o intervalo com apenas 32 a 23.

Com os dois times errando muito, o terceiro período teve apenas 6 a 6 na parcial e o Brasil seguia vencendo, com 38 a 29, mas com baixo aproveitamento no ataque. No último período, o ataque funcionou um pouco melhor, apesar do nervosismo, e o Brasil fechou vencendo por 50 a 40.

O Pan e o que vem por aí

O Brasil estava no Grupo B, com Colômbia, Venezuela e México. Venceu todos os duelos. E depois da primeira fase, pegou a Argentina nas semifinais. Após o bicampeonato do Pan, nossa Seleção feminina mira agora o Pré-Olímpico Mundial de 8 a 11 de fevereiro, em Belém, no Ginásio Mangueirinho, quando enfrenta Austrália, Sérvia e Alemanha. Três países vão avançar aos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Campeãs em PG

Beatriz, Sassá e Carina brilharam na passagem por Ponta Grossa: ambas conquistaram o título do Campeonato Paranaense e dos Jogos Abertos do Paraná (JAPs), o último deles no ano de 2019 - a 18ª conquista na história da competição para a cidade, maior vencedora nos mais de 60 anos de realização dos JAPs.

Com informações de assessoria

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE