PG recebe ex-jogadores da Seleção de Basquete neste sábado | aRede
PUBLICIDADE

PG recebe ex-jogadores da Seleção de Basquete neste sábado

Nomes como 'Joyce', 'Norminha' e Rolando Junior estarão no Município; realização é da AMBPG

Esportistas também já participaram da NBA, principal competição de basquete no mundo
Esportistas também já participaram da NBA, principal competição de basquete no mundo -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Associação do Memorial do Basquete de Ponta Grossa (AMBPG) receberá neste sábado (12), atletas consagrados na modalidade que atuaram na Seleção Brasileira de Basquete em competições renomadas como a Nacional Basketball Association  (NBA). Além disso, o evento será fundamental para o balanço das atividades da AMBPG no ano de 2022.

Todos os atletas que participarão do encontro representaram a Seleção. Joycenara Baptista (Joyce) conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos de 1991, realizados em Havana. Norma Pinto de Oliveira (Norminha) foi medalhista de bronze no Mundial Feminino de Basquetebol de 1971 e tri-medalhista em Jogos Pan-americanos. Rolando Ferreira Junior foi o primeiro atleta brasileiro a disputar a NBA. Rolando participou de três mundiais e duas Olimpíadas, a primeira em 1988 (SEUL) e 1992 (Barcelona). Foi medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 1987, em Indianápolis.

Reconhecimento

O presidente da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), Guy Rodrigues Peixoto Junior, acredita que o trabalho desenvolvido pela AMBPG é de extrema importância para manter viva a história do basquete brasileiro. “O Memorial de Basquetebol de Ponta Grossa é um projeto fundamental para a história do basquete brasileiro. A associação tem sido parceira da Confederação Brasileira de Basquete para manter viva a história do basquete nacional. Resguardando o passado, valorizamos o presente e garantimos o futuro. Trabalhos como esse são um alicerce importante no pilar de gestão da CBB, seguiremos juntos em projetos e pesquisas em prol do esporte que amamos”, disse.

A cidade de Ponta Grossa será pioneira na elaboração de um memorial voltado ao basquete. Esse é o objetivo da AMBPG. Com o apoio técnico da empresa Viés Cultural, foi elaborado o projeto cultural para a busca dos investimentos necessários ao Memorial do Basquete de Ponta Grossa. O projeto foi aprovado pela Secretaria Especial da Cultura e teve autorização para captar R$ 200 mil de incentivos, pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

A presidente da AMBPG, Carmen Rachel Rosa Lima Cunha e Silva, a “Carminha”, técnica da modalidade, avalia que o ano de 2022 foi produtivo. “Esse ano foi extremamente positivo, pois pudemos colocar em prática absolutamente tudo que estava no nosso projeto junto a Lei Rouanet. Temos a nossa sala provisória onde o acervo foi catalogado e também foi feita a higienização do acervo já arrolado. Fizemos várias pesquisas, entre elas o trabalho sobre o centenário da seleção brasileira. Estamos terminando esse período com o nosso projeto para o próximo ano de 2023 que já foi encaminhado para que seja aceito em Brasília e, assim, continuaremos trabalhando pela memória do basquete”.

Outro processo será tornar a Associação do Memorial do Basquete de Ponta Grossa utilidade pública no Estado do Paraná. Carminha destacou o fato da Confederação Brasileira de Basquete reconhecer o trabalho desenvolvido na cidade. “A CBB é nossa parceira e tem nos dado todo o apoio necessário, porque valoriza a importância do trabalho que desenvolvemos pelo basquete de Ponta Grossa e do Brasil. Isso é mais uma das nossas motivações para que possamos continuar desenvolvendo o projeto”.

Como ajudar o Memoria de Basquete?

As empresas com lucro real podem destinar até 4% do Imposto de Renda para o projeto do Memorial do Basquete de Ponta Grossa. E pessoas físicas podem destinar até 6% do Imposto de Renda. Mais informações: (42) 9 9826-4714.

Com informações: assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE