Tibagi prepara Campeonato Paranaense de Parapente | aRede
PUBLICIDADE

Tibagi prepara Campeonato Paranaense de Parapente

Município recebe a 3ª Etapa da competição, que ocorrerá entre os dias 12 e 13 de outubro

Município recebe a 3ª Etapa da competição, que ocorrerá entre os dias 12 e 13 de outubro
Município recebe a 3ª Etapa da competição, que ocorrerá entre os dias 12 e 13 de outubro -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Município recebe a 3ª Etapa da competição, que ocorrerá entre os dias 12 e 13 de outubro

A cidade paranaense que se tornou a capital dos esportes de aventura dos Campos Gerais vai sediar mais uma etapa do Campeonato Paranaense de Parapente.

E será dos céus que cerca de 60 pilotos vão visualizar Tibagi e o extenso Canyon do Guartelá. A etapa ocorrerá nos dias 12 e 13 de Outubro de 2019.

As expectativas para o evento neste ano são as melhores e com promessa de deixar grandes lembranças!

Com quadrantes de decolagens N|NW|W, a rampa de Tibagi fica aproximadamente 220km da capital Curitiba. Distante apenas 7km do Hotel Itagy, o trajeto é de fácil acesso, inclusive para carros de passeio. Com capacidade de decolagem simultânea para até 6 parapentes, e excelente potencial térmico, Tibagi possui ainda rota fácil para resgate ao longo das rodovias locais.

A organização fica a cargo da FVLP (Federação de Voo Livre do Paraná).

Veja mais informações sobre a Rampa de voo livre da Comuna em Tibagi no site Guia 4 Ventos.

QG da Competição

O QG desta etapa será no Hotel Itagy, localizado na Av. Manoel das Dores, 1515 - Centro.

Categorias da competição

O Campeonato Paranaense de Parapente 2019, 3ª Etapa Tibagi, segue decisão da FAI, onde serão somente permitidas velas homologadas, distribuídas em 04 (quatro) categorias distintas: Open, Serial, Sport e Sport Light:

Categoria OPEN: Será formada por pilotos que competem com parapentes homologados.

Categoria SERIAL: Será formada por pilotos que competem com parapentes homologados com classificação EN-D ou inferiores, desde que esses parapentes não tenham mais que 7 de A.R. (Aspect Ratio/Alongamento).

Categoria SPORT: Será formada por pilotos que competem com parapentes homologados com classificação EN-C ou inferiores.

Categoria  SPORT LIGHT: Será formada por pilotos que competem com parapentes homologados com classificação EN-B ou inferiores.

Categoria FEMININO: Será formada exclusivamente por pilotos do sexo feminino, não havendo distinção entre equipamentos (OPEN, SERIAL, SPORT e SPORT LIGHT) dentro nessa categoria.

Obs: Todas as velas que foram adaptadas pelas fábricas para atenderem as normas da categoria “CCC”, devem obrigatoriamente ser atualizadas para competir, sob pena de desclassificação, conforme discriminadas no site da FAI (http://www.fai.org/civl-our-sport/competition-class-paragliders);

Comprovação de Voo

Em caso de apuração por Apuradores da Federação de Voo Livre do Paraná e o não uso de Live Track, a marcação de voo se dará pelo track log do GPS próprio do piloto, de forma que é responsabilidade do piloto a correta configuração de seu GPS para que grave os pontos adequadamente. O envio do traklog será remoto e de responsabilidade do piloto. Caso encontre dificuldades, basta solicitar ajuda.

Report de Pouso e Resgate

O report de pouso será obrigatório e poderá ser realizado por rádio, whatsapp, SMS, Spot, ou por telefone, preferencialmente nessa ordem, sob pena da perda dos pontos ou eliminação da competição em caso de reincidência.O resgate será feito na rota da prova, num roteiro (estradas e horários) pré-determinado no briefing do dia.

Obs. 1: Será criado um Grupo de Whatsapp antes da prova, somente com os pilotos inscritos para que os mesmos também possam fazer o report de pouso e resgate por esse aplicativo.

Free Fly e “Birutas”

Pilotos inscritos no Free Fly e Birutas deverão aguardar a autorização do Diretor de Prova e/ou Juiz de Decolagem, podendo ainda se inscrever como “Birutas”, apresentando suas habilitações, assinando termo de responsabilidade específico e seguindo as regras as quais estarão subordinados (decolar na hora determinada, voar na freqüência da organização, não voar a rota da prova, etc).

A inscrição no Free Fly dá direito a camiseta alusiva ao evento, camping, café da manhã, jantar e toda a demais estrutura do campeonato. Haverá ainda transporte dos pilotos inscrito no Free Fly do QG para rampa e do pouso para o QG.

Com informações da Confederação Brasileira de Voo Livre 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE