Operário inicia pré-temporada na próxima segunda | aRede
PUBLICIDADE

Operário inicia pré-temporada na próxima segunda

Em sua quinta temporada no Fantasma, o técnico Gerson Gusmão revela detalhes do retorno da equipe


“A resposta são os resultados que vão dizer", analisa o treinador sobre a preparação da equipe
“A resposta são os resultados que vão dizer", analisa o treinador sobre a preparação da equipe -

João Vitor Rezende

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Em sua quinta temporada no Fantasma, o técnico Gerson Gusmão revela detalhes do retorno da equipe

Após 57 dias sem atividades, o Operário Ferroviário voltará a ativa. O clube de Vila Oficinas inicia a pré-temporada na próxima segunda-feira (19), visando a disputa da elite do Campeonato Paranaense e da Série B do Campeonato Brasileiro em 2019. Iniciando a sua quinta temporada no clube, a quarta como treinador, o técnico Gerson Gusmão fala sobre os desafios para o próximo ano.

No período sem jogos, o trabalho foi voltado a observação de adversários, planejamento da temporada e monitoramento dos atletas. “Assisti alguns jogos no Paraná, de adversários na Série B do ano que vem, vendo partidas para análise do mercado e também para conhecer um pouco dos nossos possíveis adversários”, conta Gusmão.

As ‘férias’ também serviram para Gerson apreciar e analisar pontos táticos e técnicos do futebol. “O futebol muda a todo momento, na parte tática principalmente. Sempre procuro observar jogos para encaixar na nossa metodologia de trabalho. Nós já temos uma forma de jogar, mas isso precisa ser sempre melhorado, claro, sem mudanças radicais”. O treinador destaca o método ‘reativo’, abdicando da posse de bola para buscar o contragolpe, tem sido uma das principais tendências dos seus companheiros de trabalho. “A maioria das equipes tem jogado muito no contra-ataque. É uma alternativa, mas não é o modelo que eu penso. Em alguns jogos é uma alternativa interessante, mas não me agrada”, complementa.

Em dezembro deste ano, Gusmão participará de curso no Rio de Janeiro (RJ) para obter a licença A da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), atendendo os requisitos exigidos para a Série B.

Antes de iniciar o maior desafio da carreira, Gerson Gusmão prefere não cravar nenhum diagnóstico sobre a sua preparação: “A resposta são os resultados que vão dizer. Infelizmente no futebol brasileiro é ‘assim que a banda toca’, isso é muito subjetivo”, certifica. “Se não tivesse ganho tudo isso, talvez não estaria com essa continuidade. O que move é o resultado, não conceitos, formas de trabalhar. Não é porque estou aqui há três anos que é diferente, fiquei porque tive resultado”, finaliza.

A equipe terá trabalho contínuo até o dia 23 de dezembro, quando os atletas ganharão folga para o Natal. Antes da pausa, boa parte dos trabalhos será físico: “A primeira parte é de avaliação dos jogadores e testes físicos, com foco até o início de dezembro. Só depois disso vamos dar foco para a parte tática”, relata Gerson que garante ter um amistoso no planejamento da preparação antes do primeiro recesso. Outro deve acontecer ainda em 2018, antes da folga para os festejos de fim de ano. Por questões logísticas, jogos contra times do estado serão prioridade, principalmente adversários de primeira divisão estaduais. “Se aparecer algo bom de outro estado, vamos avaliar”, garante. Nas primeiras semanas de janeiro, outros três amistosos devem ser marcados.

Dois jogadores já apalavrados com a equipe serão apresentados neste ano: um meio-campista, que atua em um dos sete clubes do sul do país que estão na Série B, e um lateral-esquerdo, com o nome de Allan Vieira, que jogou no Santa Cruz nesta temporada, sendo o mais indicado. “No início do ano mais um ou dois atletas para chegar, mas as posições nós não vamos revelar, para não desvalorizar os atletas que estão no clube”, indica o treinador.

Os dois reforços se juntam aos 24 atletas do plantel campeão da Série C neste ano. Segundo Gerson, manter a base do elenco era a prioridade do clube: “Já conhecia o grupo, sabíamos o potencial e a forma como os atletas podem nos ajudar. Tínhamos um grupo de muita qualidade e dos 24 atletas, a maioria foi cobiçada por outros clubes. Queríamos manter o grupo, conseguimos isso e facilita o nosso trabalho”.

Após o fim do Paranaense Sub-19, outros quatro ou cinco atletas também serão integrados ao plantel principal. A equipe enfrenta o Coritiba neste sábado (17), pela partida de ida na semifinal do torneio. Os jogadores terão descanso de ao menos uma semana e na sequência iniciarão a treinar com o time. Para o treinador bicampeão brasileiro, o processo para inclusão dos talentos da base é complexo e a transição deve ser cautelosa: “Estamos acompanhando alguns nomes que tem se destacado na competição. Nós vamos dar oportunidades a alguns deles, para ver como eles vão reagir. É um processo difícil, pois envolve muitas coisas como a adaptação a carga de trabalho e aos padrões táticos”.

Por fim, o treinador agradece a torcida pelo apoio na última temporada e espera que a torcida continue ativa em 2019. “Deixo nosso agradecimento por terem nos ajudado em toda a temporada. Esperamos contar com todos e quero que o torcedor acredite no grupo de atletas que a gente tem, para termos sucesso no próximo ano”, conclui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE